Preço da cesta básica tem queda

06 | 02 | 2006

Na pesquisa realizada pela Empresa Júnior Toledo no dia 1 de fevereiro de 2006, foi constatado que em relação ao mês anterior houve uma queda de 0,67% no preço da cesta básica. Essa queda deve-se às grandes promoções.

O levantamento foi realizado nos 7 maiores supermercados de Presidente Prudente. Um não autorizou a pesquisa.
O grupo de Matinais/Doce foi o que obteve maior baixa: 3,55%. O produto que mais contribuiu para esta queda foi o Nescau 400gr que em janeiro, a média foi de R$3,45 e neste mês R$3,05 registrando 11,68% de queda.

No entanto, o grupo de Cereais/Mercearia continua apresentando uma elevação, em relação ao mês anterior obteve um aumento de 4,66%. O que mais colaborou foi o Açúcar Refinado União 1Kg, com um aumento de 19,51%. No mês passado a média era de R$1,23, passando para R$1,47.

Na pesquisa realizada em Janeiro, o grupo de Carnes/Embutidos foi o que apresentou maior alta, em confrontação, esse mês ele apresentou a 3º maior queda: 2,95%. O produto que mais favoreceu a baixa foi o Kg/peça da Alcatra, com uma redução de 10,21%.
Essa baixa pode ser explicada pelo fato de que alguns países suspenderam a importação de carnes do Brasil, gerando um excesso de oferta no mercado interno, e conseqüente baixa no preço da arroba do boi que começa a ser repassado para o consumidor.

Os preços entre os supermercados continuam variando. No grupo Cereais/Mercearia destaca-se a Farinha de Mandioca Deusa Crua 500gr que variou 61,38%, encontrada com o menor preço a R$1,89 e o maior a R$3,05.

A Margarina Qually 500gr com sal tem preços entre R$1,98 e R$2,98, uma variação de 50,51%. Outro produto que se destaca é a Água Sanitária Q-Boa 1litro registrada a R$1,09 e R$1,85, uma diferença de 69,72%.

Se o consumidor optar em comprar uma unidade de cada produto pelo preço mais barato ele vai pagar R$ 282,68 economizando R$ 78,67 do que se comprar pelo maior preço.
A pesquisa teve a participação dos alunos de Administração: Edilde Gonzaga de Andrade, Lucas Felice Sanches, Fernanda Spinosa Alves, Roberto de Paula Junior e Sheyla Toyota e do curso de Ciências Contábeis Valéria Coimbra dos Santos sob orientação do Economista Walter K. Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa Malacrida.