O 17º IPT (Índice de Preços Toledo) acaba de ser divulgado e traz alívio para o bolso dos prudentinos que tentam manter o queijo no cardápio. Isso porque o consumidor que gastava, em média, R$ 61,29 na compra da muçarela fatiada (kg), hoje compra o mesmo produto pelo preço médio de R$ 53,54 (kg); um decréscimo de 12,65% em comparação à primeira quinzena de agosto.
A análise, realizada pela Empresa Júnior da Toledo Prudente em sete supermercados da cidade, na última terça-feira (6), também apontou baixa de 11,99% no preço da batata (kg), conferindo ao grupo “alimentos” uma deflação de 6,29%.
Confira a pesquisa na íntegra!
Seguindo a tendência de queda, o grupo “higiene pessoal” apresentou uma deflação de 0,01%, com destaque para o creme dental (90g), que baixou 6,40%, e o sabonete (85-90g), com decréscimo de 2,25%.
Em contrapartida, o grupo “artigos de limpeza” teve inflação de 0,08%, com o sabão em barra (5 unidades), cuja alta foi de 12,56%; e o sabão em pó (1 kg), com acréscimo de 10,89%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns deles apresentaram uma considerável diferença de preços, como o desinfetante fragrância pinho (500ml), que variou entre R$ 1,95 e R$ 6,85, resultando numa diferença de 251,28%; e o absorvente aderente (8 unidades), que foi de R$ 2,49 a R$ 5,99, uma variação de 140,56%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 55%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 442,71. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 285,36, economizando assim, R$ 157,35.
Vale ressaltar que, segundo a análise, a cesta básica mostrou deflação de 5,36% em relação ao resultado da primeira quinzena do mês anterior. Por isso, o consumidor que gastava R$ 1.002,31 para adquiri-la anteriormente, hoje gasta, em média, R$ 948,56.
Sobre o IPT
O Índice de Preços Toledo é realizado desde 2006 e busca ilustrar a realidade econômica da região, por meio da análise e documentação das variações de preços de produtos em supermercados de Presidente Prudente.
Responsável por alertar consumidores, o resultado gerado na primeira quinzena da pesquisa do mês atual é correlacionado com o da primeira quinzena do mês anterior. Neste sentido, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior e, assim, sucessivamente. Isso acontece porque os preços dos produtos ofertados nos estabelecimentos podem variar de acordo com as estratégias de precificação dos varejistas, bem como localização das lojas e benefícios concedidos aos consumidores.
Nesta edição, a pesquisa teve a participação de quatro alunos da Toledo Prudente: Alana Alves Adorno, Beatriz Carnelós Vieira, Bruno Luciano dos Santos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais da Empresa Júnior Toledo, Beatriz de França Pasoti.