PricewaterhouseCoopers aprova

20 | 10 | 2003

Aluno de Direito da Toledo/PP é selecionado em primeiro lugar na maior empresa de auditoria e consultoria do mundo

Ricardo Sgrignolli Cardoso, aluno do 5º ano do curso de Direito da Toledo/PP, foi aprovado em primeiro lugar para ser trainne da PricewaterhouseCoopers, considerada a primeira e maior empresa de auditoria e consultoria do mundo. Disputou com mais de 540 candidatos as duas vagas oferecidas, na Price de Ribeirão Preto (SP), a alunos formandos ou formados em 2002, no curso de Direito.
Com o tema “A transferência da quebra do sigilo bancário para a autoridade administrativa preconizada pela Lei Complementar nº 105/2001”, em sua monografia de conclusão de curso, na área de Direito Tributário, Ricardo tem como orientador o professor Osvaldo Santos de Carvalho, que avisou os formandos em Direito sobre a seleção da Price.
“A seleção era para a área de consultoria tributária, que exige o diploma de Direito. Me interessei assim que o professor falou sobre a empresa”.
Ricardo enviou seu currículo, que foi selecionado entre outros 129. “Aí começaram as provas de raciocínio, inglês, dinâmicas, entrevistas, etc. Já no início me impressionei com a empresa pela proximidade entre avaliador e avaliado”.

Orgulhosos, aluno e professor contam que Ricardo foi aprovado em primeiro lugar. “Para a segunda vaga, houve um empate entre dois alunos da Unesp de Franca, e a empresa abriu a terceira vaga”, explica Osvaldo.
O diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente, Sérgio Itio Turuta, diz que o investimento que a PricewaterhouseCoopers faz em pessoal é enorme. “Você é seu empregador. Só o fato de um aluno passar pela seleção já é um diferencial. O profissional já se destaca”.
“A área específica à formação do Ricardo, aqui na Toledo/PP, agregou muito, pois a monografia dele é sobre a quebra de sigilo bancário sem autorização judicial”, afirma Osvaldo, lembrando que em uma das fases da seleção, o aluno deveria fazer uma apresentação sobre um tema importante sobre Direito. “Ele escolheu o tema da sua monografia, providenciou um texto resumido para distribuir entre os presentes e se colocou à disposição para tirar dúvidas e fornecer mais material sobre o assunto”.
“Eu já tinha interesse pelo Direito tributário, por trabalhar com meu pai em uma empresa e no 4º ano da faculdade pedi para o professor Chammé interceder para que eu conseguisse ter o professor Osvaldo como orientador da minha monografia. O Chammé me deu este presente”, diz Ricardo.
Elogiado pelos colegas de classe e pelos professores Osvaldo, Luciano Pinheiro, Paulo e Fabiana Pinheiro, Ricardo pretende corresponder à expectativa da empresa. “Agora vivo uma nova fase. É a oportunidade da minha vida. Sair do contencioso e partir para consultoria é visualizar o resultado. Trabalhar com resultados é o mais gratificante”, finaliza o aluno, que passou por 5 fases de seleção para conquistar uma vaga na PricewaterhouseCoopers, conhecida como a primeira e maior das ‘big fives’.