Primeiro IPT de 2024 aponta inflação de 2,66% na cesta básica

15 | 01 | 2024
Julhia Marqueti
Julhia Marqueti

O primeiro IPT (Índice de Preços Toledo) de 2024 não apresenta boas notícias aos consumidores de Presidente Prudente. Segundo a pesquisa, a cesta básica obteve aumento de 2,66% e o consumidor que gastava R$ 941,01 para comprar a cesta, hoje gasta em média, R$ 966,05.

A inflação pode ser notada principalmente no grupo de produtos de limpeza, que apresentou uma inflação de 15,83%, destacando-se o desinfetante (fragrância pinho/500ml) com acréscimo de 29,58% e o sabão em barra (5 unidades) com aumento de 24,08%.

Seguindo a tendência de alta, o grupo de higiene pessoal apresentou uma inflação de 3,27%, com destaque para o desodorante spray (90-100ml) que teve aumento de 21,24% e o absorvente aderente (8 unidades) com alta de 9,19%.

Por fim, o grupo de alimentos também apresentou uma inflação de 1,62%, onde a batata (kg) teve alta de 48,81% e o frango resfriado inteiro (kg) com acréscimo de 15,36%.

Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como a margarina (500g) que variou entre R$ 2,98 e R$ 7,99, resultando numa diferença de 168,12% e o creme dental (90g), que foi de R$ 1,70 à R$ 4,35, com uma diferença de 155,88%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 49%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 436,32. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 293,47, economizando assim, R$142,85.

A pesquisa teve a participação de 03 alunos da Toledo Prudente: Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victoria Gonçalves Trevizan.


Sobre o IPT    

O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.

Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.

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