O
curso de Gestão Financeira da Toledo Prudente tem muito cálculo sim, tem muita planilha também, no entanto, em meio a números, contas, gestões e planos, o Professor Lucas Pires Maciel inventou um jogo para ajudar na metodologia das aulas.
Nunca foi tão gostoso estudar a disciplina “Gestão Tributária e Empresarial”, isso porque o professor desenvolveu um jogo de tabuleiro virtual, onde os alunos testaram os seus conhecimentos por meio de perguntas e respostas.
“Eu queria criar uma maneira de revisar o conteúdo de prova, porém de uma forma descontraída e de forma que todos pudessem participar. Veio daí a ideia do jogo”, afirmou Lucas. Ainda de acordo com o professor, a atividade tinha ainda como objetivo integrar a turma que é de primeiro termo e melhorar o trabalho em equipes.
Lucas Maciel participou da Formação de Professores do Sthem Brasil em 2018, que tem como objetivo investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através das metodologias ativas. E neste ano, junto com as professoras Julia Guimarães e Paula Melques, participou ainda de um encontro para troca de experiência e práticas educacionais em Palmas, no Tocantins.
Para o jogo, a sala foi dividida em seis equipes, tendo um aluno líder em cada. Para o jogo, os alunos “jogavam” um dado virtual e conforme o número expresso nele, o grupo andava uma quantidade de casas, também em um tabuleiro virtual.
A cada rodada os alunos deviam responder perguntas de conhecimentos específicos da disciplina e conhecimentos gerais.
Não só o professor avalia positivamente a disciplina, como também os alunos. Logo após o término do jogo, os alunos avaliaram a atividade e 92,3% disseram que gostariam de ter mais atividades como esta. Para 76,9% dos alunos, a atividade ajudou bastante no aprendizado. Os três aspectos mais legais da aula, apontados pelos alunos, foram o trabalho em equipe, o aprendizado e o uso de tecnologias.
No final, a equipe campeã recebeu chocolate como premiação.