Projeto da Toledo/PP em Seminário

22 | 10 | 2004

O Projeto ‘Co-Educação – Uma Proposta Intergeracional’, do Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade, foi apresentado no último dia 20 de outubro, no III Seminário Nacional sobre Experiências Inovadoras para a População Idosa, promovido pela Secretaria Municipal do Idoso de Belo Horizonte (MG).
O evento, realizado em videoconferência, teve como objetivo divulgar programas, projetos e ações inovadoras para a população idosa, além de oferecer um espaço para discussão e sensibilização da sociedade para o envelhecimento demográfico que, segundo os organizadores, implica em respostas condizentes com a demanda, que se não forem atendidas, serão represadas, acumuladas, tornando a sua abordagem e sua solução mais complexas.
O Projeto ‘Co-Educação – Uma Proposta Intergeracional’ estará disponível no site www.pbh.gov.br/leisdeidosos, no link Experiências Inovadoras e será indicado para o 18º Congresso Mundial de Gerontologia a ser realizado de 26 a 30 de junho de2005 no Rio de Janeiro, pela Associação Internacional de Gerontologia – AIG e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG.
“O projeto, que envolve alunos da Melhor Idade e da 7ª série do Centro Educacional Pluri, visa facilitar o diálogo entre as duas gerações, por meio de convivência e comunicação, propiciando meios para que os alunos entendam as transformações que ocorrem no mundo de uma época para outra, além de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de se investir em programas intergeracionais para uma melhoria da saúde global da família e da sociedade” explica a coordenadora do Curso Toledo Aberta à Melhor Idade, Maria Ângela Maltempi.
Segundo a coordenadora, o projeto é uma resposta à necessidade de se mudar a atitude, “tanto dos idosos quanto dos jovens, para que se possa estabelecer um verdadeiro diálogo e uma convivência harmoniosa entre as gerações, em virtude de que, hoje, é comum encontrarmos, numa mesma família, a convivência de quatro gerações. A expectativa é ampliar o Projeto ‘Co-Educação – Uma Proposta Intergeracional’, para escolas públicas da cidade e da região”.
Vale destacar que o Censo de 2000 apontou para o acelerado processo de envelhecimento da população brasileira, e a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE projeta para o ano de 2020, uma população com aproximadamente 25 milhões de idosos, dos quais 15 milhões serão mulheres. Hoje a população acima de 60 anos corresponde a 9,3% do seu total.