Projeto Degraus abre inscrições

10 | 02 | 2006

Entre os dias 13 e 24 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o Projeto Degraus Criança e Adolescente da Toledo. Para o Degraus Criança, os interessados devem ter de 7 a 12 anos e, para o Adolescente, entre 14 e 18 anos. Todos devem residir nas imediações da Toledo, possuir renda familiar de até quatro salários mínimos, e as crianças precisam estudar no período matutino. As aulas do Degraus Criança são às terças e sextas-feiras, das 14h às 17h, e do Adolescente, aos sábados à tarde.

O Projeto de Extensão “Degraus” é uma iniciativa das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente”, que pretende envolver o corpo discente e docente da faculdade, numa proposta de atendimento às crianças, adolescentes e seus familiares que residem nas imediações da Faculdade.

Estimular a comunidade acadêmica a conhecer os problemas sociais contextuais (local e regional), estabelecer uma relação de reciprocidade com a comunidade local e difundir os conhecimentos gerados na Toledo são os eixos fundamentais do Projeto de Extensão “Degraus”. As condições de pobreza e exclusão vivenciadas por grande parte das famílias que residem na comunidade local; a exploração do trabalho de crianças e adolescentes ocupados como guardadores de carros; a inexistência de oferta de atividades complementares à escola; as dificuldades de acesso aos programas sociais ofertados no município, dentre outros aspectos, são as causas da inquietação da Toledo que a levam a atuar como protagonista nesse empreendimento social.

Degraus Adolescente – o projeto teve início em abril de 2004. Nele são oferecidos cursos de: informática básica (Word, Excel, Power Point e Internet); desenvolvimento pessoal, trabalhando com vários temas (relacionamento, comunicação, trabalho em equipe, pró-atividade; e desenvolvimento profissional focalizando a prática administrativa tendo como tópicos: a empresa, hierarquia, organização, noções financeiras, de atendimento, de vendas, de marketing, entre outros). “O Degraus ajudou a melhorar meus estudos e na minha procura por um emprego que consegui por meio dele. Por isso, digo que quem tiver oportunidade que participe, pois os professores, a coordenação e as aulas, tudo é muito bom”, afirmou uma das integrantes do projeto, Josiane Gomes Santana, de 17 anos.

E não são só os alunos que estão satisfeitos com os resultados, seus pais também. “Para o meu filho foi de total importância, pois ele passou a ter mais responsabilidade, melhorou na escola. O projeto com certeza me ajudou na educação dele”, afirmou a auxiliar de cozinha, Dilma Marli Lourenção, mãe do Diego.

Degraus Criança – o projeto teve início em agosto de 2003. São desenvolvidas oficinas de aprendizagem como: Aprendendo a Aprender (de apoio à escola), Aprendendo a Ser (desenvolve temas da atualidade e conteúdos valorativos), informática, artes, música, karatê, oficina da palavra e jogos e recreação. “Gostei muito de fazer parte do Degraus, pois fiz muitos amigos, teve muitas brincadeiras e o melhor foram as aulas de informática”, falou Vítor de Oliveira Machado.