Projetos para uso do espaço SANBRA serão apresentados para a comunidade no dia 11 de junho

31 | 05 | 2024
Julhia Marqueti

No dia 11 de junho de 2024, às 19h, os alunos do 7° termo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente apresentarão para a comunidade projetos da disciplina extensionista de Técnicas Retrospectivas. A apresentação é aberta ao público sem a necessidade de inscrição.

Ministrados pela professora Jacqueline Sana, os universitários tiveram a missão de realizar uma proposta de intervenção respeitosa no espaço Sanbra, antiga Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro. A área fica localizada na Vila Furquim, às margens da linha férrea.

A ideia é que um Mercado Municipal seja construído no local que é tombado devido à sua importância histórica. Por conta do seu valor, os futuros arquitetos e urbanistas colocaram todo o cuidado em seus projetos.

É sempre válido lembrar que a arquitetura possui o poder transformador de realizar intervenções que promovem a harmonização entre o antigo e o novo. Essa capacidade permite a preservação do patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que adapta esses locais às necessidades contemporâneas.

Com abordagens sensíveis e inovadoras, os universitários propuseram revitalizações, garantindo sua funcionalidade e relevância no contexto atual, sem comprometer sua integridade e significado original.

Desta forma, os alunos da Toledo Prudente não só conservam a memória e identidade dos lugares, mas também enriquecem a experiência cultural e social das comunidades ao propor um novo Mercado Municipal em um espaço já conhecido e, mais importante, reconhecido pelos prudentinos.

Após a apresentação, todos os projetos serão doados à prefeitura de Presidente Prudente a fim de promover ainda mais a evolução do município e de sua história.