Entra ano, sai ano a Dengue continua sendo um problema de saúde pública no Brasil.. Após o ano passado com recorde de casos, Presidente Prudente inicia o ano de 2024 com sinal de alerta e convocando a população para combater a Dengue.
De acordo com o primeiro Índice Breteau (IB) desde ano, a cada 100 casas visitadas, 3,4 delas estão com focos de dengue. Este número, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, coloca o município em situação de alerta, já que, a partir de 3,9 é considerado risco de surto.
Na busca incessante por diminuir os focos e os casos de dengue, a Vigilância Epidemiológica juntamente com outros segmentos prudentinos, promoverão, no dia 24 de fevereiro, um mutirão. Em primeiro momento, o combate à dengue terá início nos bairros Jardim Vale do Sol, Santa Fé, conjuntos habitacionais Ana Jacinta e Mário Amato, e adjacências.
Nos bairros, estarão à disposição cerca de 12 caçambas e quatro caminhões, que farão rodízio para retirada de materiais descartados no ponto de encontro, que assim como cronograma geral do evento, será divulgado nos próximos dias.
Até o momento, 10 casos de dengue foram notificados em Presidente Prudente e, apesar do número parecer baixo, a preocupação é que ele aumente consideravelmente nos próximos meses.
Números alarmantes
A área com Índice Predial mais alto até o momento, de 6,45, foi a área 5, que corresponde à região centro-norte da cidade, abrangendo os bairros: Jardim Regina, Jardim Estoril, Parque São Judas, Jardim Aviação, Jardim Paulista, Vila Maristela, Bosque, Jardim Santa Helena, Parque Ocidental, Centro e outros.
Outro setor preocupante é a área 7, que corresponde à zona norte, com IP de 4,09 e IB de 4,53. São os bairros: Residencial Terceiro Milênio, Jardim Humberto Salvador, Parque Watal Ishibashi, Jardim Brasil Novo, Conjunto Habitacional João Domingos Netto, Jardim Morada do Sol, entre outros.
Além dos 10 casos positivos de dengue em 2024, outros 284 exames estão em investigação.
O ano passado foi considerado o pior ano da história, já que foram registrados 36.118 casos positivos da doença e 24 óbitos.
Serviço: Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente pelo telefone (18) 3905-3265 ou pelo Portal da Dengue da Prefeitura, clicando aqui!