Psicóloga trata sobre carreiras

02 | 05 | 2007

A psicóloga e professora, mestre em Gestão de Negócios pela Universidade de Marília, Maria Tereza Gonçalves, ministrou, no dia 27 de abril, na Toledo/PP, uma palestra com o tema “Âncoras de Carreiras” para os alunos da Graduação, da Pós-Graduação e comunidade https://toledoprudente.edu.br/wp-content/uploads/2007/05/mariatherezasitecapa.gifem geral.

Seu principal foco foi fazer com que as pessoas pensassem mais em suas carreiras, mesmo as pessoas que já as iniciaram.

Foi uma palestra baseada em uma pesquisa que vem sendo feita desde 1961, em uma Faculdade de Massachusetts onde, segundo o psicólogo Schin, existem oito tipos de âncoras: Competência técnica funcional, Competência de gerência geral, Criatividade empreendedora, Puro Desafio, Estilo de Vida, Autonomia/Indepência, Estabilidade e Segurança e Senso de dever/dedicação a uma causa.

“A âncora é você, mediante uma escolha, não abrir mão de uma determinada área, ou seja, você consegue identificar o que realmente quer para sua vida profissional e investe nisso. Para se chegar a essa âncora é necessário que cada um desenvolva seu autoconhecimento buscando seus pontos fortes e fracos em seu rol de habilidades. Isso faz parte de uma pesquisa que começou em 1961 mas segue até os dias de hoje, pois há muito interesse no assunto”, explicou a palestrante.

Ainda na palestra, Maria Tereza passou algumas dicas de autoconhecimento de forma que cada um deve se observar no dia-dia, para conseguir definir o que proporciona mais prazer e assim descobrir sua âncora. “Você deve estar atento à sua vida e buscar sempre planejar, pois poderão surgir oportunidades em sua vida e que, se não observadas com atenção, podem passar despercebidas e não voltar mais. Para isso é necessário parar, refletir, analisar e lembrar-se sempre de que a base de uma carreira de sucesso é a felicidade. O brasileiro não tem muito o costume de parar para analisar e vai levando, mas depois, com certeza, virão as conseqüências”, completou.

Esta foi mais uma das palestras que a Toledo/PP realiza e para os alunos é uma oportunidade imperdível. “É muito bom ter este tipo de evento, não só para o currículo como também para nosso aprendizado. Foi muito boa e interessante essa visão de carreira que ela nos passou”, disse a aluna do 1º ao de Administração, Fabiana Souza Pinheiro.

“Por meio dessas palestras é que podemos esclarecer nossas dúvidas em relação ao caminho que vamos seguir e saber o que queremos para nossas vidas. Adorei essa palestra, pois deu para identificar em qual âncora me enquadro”, afirmou a aluna do 2º ano de Administração, Aline Dantas.

“Nessas palestras podemos ampliar nossos conhecimentos e, desta forma, direcionar, da melhor maneira possível, tanto nossa vida profissional quanto pessoal”, falou o aluno do 4º ano de Administração, Adolfo Rodrigues de Almeida Neto.

“Acredito que hoje o maior problema dos jovens ocorre na escolha precoce de qual carreira seguir e de um grande número de pessoas (já no mercado) saber se fez a escolha certa, portanto, a Toledo/PP mais uma vez se supera dando essa oportunidade a seus alunos da Graduação e da Pós-Graduação”, salientou a aluna do MBA em Gestão Empresarial, Mônica Ribeiro de Castro Cunha.