Reunião sobre Degraus Criança

22 | 03 | 2007

No dia 20 de março de 2007, a coordenadora do projeto Degraus Criançahttps://toledoprudente.edu.br/wp-content/uploads/2007/03/degrausreuniao2007.gif, Ana Paula Giroto Alves, fez uma reunião com os pais e/ou responsáveis pelas crianças que vão participar do projeto no ano de 2007.

Durante a reunião, Ana Paula forneceu todas as explicações e os pais e/ou responsáveis demonstraram estar muito satisfeitos com essa oportunidade aos seus filhos.

“Para mim este projeto foi o ideal, pois trabalho e não tenho com quem deixar meus filhos, além do mais essa opção não poderia ser melhor já que, além de ter a oportunidade de conviver com outras crianças, ele estará aprendendo. Vou trabalhar sem preocupação, pois sei que ele não está na frente da TV e sim sendo cuidado por educadores que vão auxiliá-lo em sua formação”, afirmou a funcionária pública, Marta Mariano da Silva, mãe de Gustavo de Castro Júnior.

“Acredito que nesse projeto meu filho poderá evoluir bastante e desenvolver alguma habilidade. Acho de total importância que a Toledo /PP ofereça esse tipo de atividade, trabalho bem tranqüilo”, disse o auxiliar de serviços gerais, Daniel Cursino de Barros, pai de Ezequiel Góes de Barros. “Eu não tenho condições de pagar cursos para minha filha então, com certeza, essa é um oportunidade imperdível que será muito importante para o futuro dela”, falou a dona de casa Márcia Regina Ilde Brandão, mãe da Dainara Ilde Brandão Baia.

As crianças também participaram da reunião e estavam bem agitadas para começarem logos as aulas. “Esse é o segundo ano que participo. Acho o projeto uma delícia, pois gosto de aprender informática e artes”, disse Ana Paula Godoy. “Estou com muita vontade de começar logo e pelo o que vi vou gostar de todas as atividades”, falou Amanda Diana Viana.

Como nos anos anteriores, as atividades do projeto serão desenvolvidas de terça à sexta-feira, das 14h às 17h. Uma das novidades para este ano é que o caratê será realizado aos sábados das 15h às 17h, dessa forma algumas crianças que participaram o ano passado e, atualmente, estudam no período vespertino terão a oportunidade de dar continuidade aos treinos e aos trabalhos desenvolvidos pelo caratê.

Outra novidade é que serão introduzidas as oficinas de Expressão Cultural e Inglês.

Assim, o Projeto Degraus – Criança ofertará às crianças atendidas as seguintes oficinas e atividades:

Aprendendo a Aprender: atividades voltadas ao apoio à escola e aulas de inglês (básico);

Aprendendo a Ser: oficinas que contribuam para com o desenvolvimento pessoal e social das crianças, por meio de temas valorativos e atualidades (como identidade, integração, família, meio ambiente, saúde, violência, drogas, dentre outros);

– Artes: procura estimular e aumentar a capacidade de concentração permitindo às crianças manusear, experimentar e criar formas, texturas e cores, a partir de       uma intencionalidade;

– Expressões Culturais: busca despertar talentos e habilidades, desenvolver a coordenação motora, estimular a auto-confiança por meio das oficinas de Canto Coral, Dança (estilo livre) e Teatro;

Informática: utiliza o computador como ferramenta de aprendizagem estimulando a escrita, raciocínio acesso às informações (tecnologia);

Jogos e recreações: momento de descontração e lazer que auxiliam no desenvolvimento neuropsicomotor, noção espacial e temporal, respeito aos outros e às regras;

Caratê: uma prática desportiva que possibilita o auto-controle, disciplina, lealdade, respeito, dentre outros.

“Para este ano, temos como meta a realização de um trabalho mais próximo às famílias e à escola, por meio de visitas domiciliares e escolares, a fim de conhecer a situação sócio-histórica das crianças e propor novas alternativas e caminhos para o projeto. Faremos ainda um acompanhamento sistemático dos extensionistas, dando continuidade ao grupo de estudos (Família e a Questão da Criança e do Adolescente) possibilitando momentos de discussão e reflexão”, concluiu a coordenadora Ana Paula.