Os amantes da cozinha que desejam se especializar, seja para atuar de forma profissional ou para hobby, surpreendendo seus convidados, muitas vezes não compreendem qual a diferença entre cursos livres, escola de culinária e graduação em Gastronomia. Que tal conferir as características de cada um, optando por qual vai contribuir melhor com sua formação?
Graduação em Gastronomia
“A graduação em Gastronomia tem a duração de 2 anos, é ofertada por uma Instituição de Ensino superior e, ao final do curso, o aluno recebe uma titulação de tecnólogo em nível superior, ou seja, é uma graduação plena e tem a mesma validade que qualquer outro curso d licenciatura ou bacharelado”, explica Vanessa.
Por tem uma carga horária bem maior que os anteriores, é mais completa, apresenta ao aluno as diversas áreas possíveis de atuação. Além de oferecer aulas que unem teoria e práticas relacionadas à cozinha, oferece um grande embasamento teórico em relação a outras áreas que envolvem a Gastronomia, por exemplo, empreendedorismo, gestão, história, nutrição, microbiologia. O aluno também tem contato com a área de pesquisa científica quando escolhe fazer a graduação.
Escola de Culinária
A escola de culinária oferece cursos com duração maior que os cursos livres, geralmente de alguns dias e está voltada à formação rápida para o mercado de trabalho. Além disso, não precisa de pré-requisitos e também é ofertada por áreas e temas.
Cursos livres
Os cursos livres, geralmente tem uma duração curta e são focados em um tema em específico de uma determinada área. Outra característica é que os cursos livres são abertos ao público em geral, sem necessidade de ter pré-requisitos para participar.
De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia da Toledo Prudente, Vanessa Sakotani, um bom exemplo de cursos livres da área, são os workshops ofertados pela graduação do Centro Universitário. “Para participar, não é necessário saber cozinhar, atuar na área ou ter alguma formação para fazer inscrição. É só escolher o workshop que despertou mais interesse, fazer a inscrição e participar do curso”, complementa.
A Gastronomia da Toledo Prudente, também em parceria com a Educação Continuada, já ofereceu vários workshops de sucesso como o “Introdução ao Mundo dos Vinhos”, Garde Manger”, “Sushi e Sashimi”, “Risotos”, “Arte do Churrasco” e outros. O ano de 2023 promete muito mais workshops que você pode participar.
Por que estudar graduação em Gastronomia?
Para a coordenadora, a graduação em Gastronomia tem o objetivo de formar um profissional completo e diferenciado por ter uma carga horário superior, possibilita maior domínio das técnicas, métodos e recursos referentes à Gastronomia, conhecimento dos aspectos histórico-culturais e promove uma postura empreendedora e inovadora.
Vanessa destaca, ainda, as possibilidades de atuação para aqueles que cursam Gastronomia. “Há diversas áreas de atuação para aqueles que concluem a graduação, tais como: cozinha de restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, hospitais, cruzeiros, cassinos, buffets, resorts, embaixadas e consulados, indústria alimentícia. Pode atuar como empreendedor, ao montar seu próprio negócio no ramo de alimentação, como consultor gastronômico, personal chef/cook, no desenvolvimento de novos produtos, na segurança alimentar, e como professor em instituições de ensino”.
Além dos diferenciais de professores qualificados e com experiência no mercado de trabalho, uma estrutura incrível com a Cozinha de Marlene e muita prática, o curso de Gastronomia da Toledo Prudente apresenta uma novidade para 2023: a turma matutina para o curso.
Quero estudar graduação em Gastronomia!
Serviço: quer saber mais sobre a faculdade, tem alguma dúvida sobre a turma matutina ou sobre as condições especiais para os ingressantes? Fale conosco pelo WhatsApp.