Sarau da Saudade

12 | 01 | 2006

Uma forma diferente de realizar uma aula da saudade. Foi este o objetivo dos alunos da comissão alternativa do 5º ano B de Direito, turma Professor Jesualdo Eduardo de Almeida Júnior, quando realizaram, na noite do dia 11 de janeiro, o Sarau da Saudade. O evento foi aberto a todos os 5ºs anos de Direito. “Essa foi uma oportunidade que os professores tiveram para mostrar seus talentos fora do Direito. Eles puderam recitar poemas, cantar, tocar instrumentos musicais, entre outras atividades. Foi uma forma legal de interação entre os alunos e os professores”, explicou a vice-presidente da comissão alternativa do 5º B, Elisângela de Costa Moreno.

Este também foi um momento em que os professores fizeram suas últimas homenagens a turma. “Estou há 17 anos na Toledo e nunca havia antes participado de uma atividade como esta, foi muito interessante. Pode até ser que já tenha tido, mas eu nunca fiquei sabendo”, afirmou o professor Alvaro Barboza dos Santos.

O Sarau teve início com a leitura de um poema do Fernando Pessoa dedicado aos mestres. Depois foram lidas mensagens que os professores Sérgio Augusto Frederico, Evandro Herrera Bertoni Gussi e Florestan Rodrigo do Prado mandaram por não poderem estar presentes no evento. Em seguida, o professor Jesualdo Eduardo de Almeida Júnior recitou um poema chamado Toledo da autora Florbela Espanca e Oração aos Moços de Rui Barbosa; professor Gilberto Notário Ligero cantou Canção da América de Milton Nascimento, entoada por todos os presentes no Sarau.

Para iniciar a participação das professoras no Sarau, foi lido o poema Aos Olhos da Amada de Vinícius de Moraes, para homenageá-las. A professora Gilmara discorreu algumas palavras e a professora Vera Campos cantou a música Andanças.

O professor Moacir Alves Martins animou mais ainda o evento cantando as músicas: Professorinha, Sampa do Caetano Veloso, Ainda Ontem Chorei de Saudade de João Mineiro e Marciano e Boate Azul.

Por fim, os alunos Rogério José da Silva e Cleberson fizeram um poup-pourri cantando as músicas Sociedade Alternativa de Raul Seixas, México do Joelho de Porco e fecharam com Abre essas pernas das Velhas Virgens. Ao final, Rogério José da Silva e Hebert, representante da Sonotec, improvisaram um “blue” com gaita e violão. “Achamos melhor fazer este Sarau com todos os professores do que realizar uma Aula da Saudade e convidar apenas um professor. E o resultado foi muito bom, o Sarau foi emocionante, correu até lágrimas em alguns, foi inesquecível”, afirmou Rogério que é presidente da comissão do 5º ano B alternativo.