Seleção para o Projeto Degraus

10 | 09 | 2003

A seleção dos alunos inscritos para atuarem como orientadores no Projeto Degraus será nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, das 17h às 19h, na sala 65, na Toledo/PP.
As atividades do Projeto terão início no dia 06 de outubro, com a realização de aulas de Informática – às 2ª e 4ª, das 15h às 16h30, Oficina de Desenvolvimento Pessoal e Social – às 3ª e 5ª, das 16h30 às 18h, Karatê – às 3ª e 5ª, das 18h às 19h, e Acompanhamento Escolar – às 2ª e 5ª, das 16h30 às 18h.
As reuniões de planejamento, envolvendo a coordenadora Sônia Regina Nozabielli e os alunos participantes do Projeto Degraus serão realizadas toda quinta-feira, das 15h às 16h30.
O término das atividades do Projeto Degraus em 2003 está previsto para o dia 15 de dezembro.

Atividades e objetivos

O Karatê é uma prática desportiva, e as aulas visam possibilitar às crianças e aos adolescentes o desenvolvimento neuropsicomotor adequadamente dirigido no que diz respeito a afirmação de sua personalidade, auto-controle, disciplina, lealdade e companheirismo propiciando aos participantes uma atividade mais saudável.
A informática, tem como objetivo introduzir os conceitos e recursos básicos da tecnologia de informação, como noções de Hardware, Software, incluindo sistema Windows e programas específicos como: Word, Excel e PowerPoint, conteúdos programáticos utilizados como ferramentas de apoio ao desenvolvimento escolar. Ao final de cada unidade, os alunos serão avaliados e depois de concluída a atividade, receberão certificados.
A Oficina de Desenvolvimento Pessoal e Social tem por objetivo desenvolver um conjunto de competências pessoais e sociais preparando os alunos para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências do mundo contemporâneo. Falar em desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes implica em desencadear um processo de crescimento rumo a melhoria da qualidade das relações dessas crianças e adolescentes consigo mesmo e com os outros. Para isso, essa oficina terá como subsídio metodológico o livro “Aprendendo a Ser e a Conviver”, de Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro. As aulas abordarão sete temáticas básicas: identidade, integração, comunicação, grupo, sexualidade, cidadania e projeto de vida.
Na Oficina de Acompanhamento Escolar o objetivo é propiciar um espaço onde as dúvidas de aprendizagem das crianças e adolescentes possam ser resolvidas. Para isso, a oficina propõe desenvolver nas crianças e adolescentes as competências cognitivas básicas como expressão oral e escrita, cálculo, raciocínio lógico, solução de problemas e capacidade de decisão, além das habilidades de comunicação e interação social. É uma atividade complementar sem intenção de substituir a escola formal. Preocupa-se com o ingresso, o regresso, a permanência e o sucesso da criança e do adolescente na escola. A oficina visa possibilitar as crianças e adolescentes serem sujeitos de sua aprendizagem, seduzi-los para o mundo da leitura, oportunizar vivências e compartilhar idéias. Essas são as características centrais dessa atividade que se propõe a ser um espaço onde as dificuldades são entendidas como obstáculos a serem vencidos.
“No Projeto Degraus, uma iniciativa da Toledo/PP, todas essas atividades e oficinas serão apoiadas na metodologia socioeducativa”, ressalta Sônia.