Serviço Social promove Encontro com ministra

16 | 09 | 2010
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Como parte da agenda comemorativa aos 25 anos do curso de Serviço Social da Toledo Presidente Prudente, teve início, na manhã de hoje (16) o I Encontro Regional dos Trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. O evento, que teve a participação da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena Carvalho Lopes e da assessora especial, Ana Ligia Gomes, reuniu prefeitos, gestores municipais, conselheiros e demais trabalhadores do SUAS.

Para abertura do Encontro, compuseram a mesa de honra a coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo Juliene Aglio, o prefeito de Presidente Prudente Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, a secretária Municipal de Assistência Social Regina Penati e a ministra Márcia Lopes. O Hino Nacional foi executado por alunos do projeto Aquarela – um serviço de complementação à escola, que atende crianças de 6 a 14 anos.

Segundo a ministra, a intenção do governo é aumentar o programa Bolsa Família, já que este é um serviço público e um direito da população. “O programa cresce na mesma proporção que os empregos, atualmente 77% das famílias beneficiadas estão empregadas. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), chega a 12 milhões o número de beneficiados pelo Bolsa Família. Nós temos a obrigação de oferecer um serviço de qualidade para a população, seja na assistência social, na saúde, na educação ou nos demais setores.”, afirma.

Durante a palestra ‘Desafios, avanços políticos e institucionais na efetivação da Política de Assistência Social’, Márcia Lopes falou sobre a importância em reunir trabalhadores envolvidos em programas de desenvolvimento e fez um resgate histórico do Serviço Social no Brasil. “A Assistência Social aparece como política de estado com níveis de proteção e atenção com as necessidades da população”, define.

O I Encontro Regional dos Trabalhadores do SUAS continua com a palestra “CRAS e CREAS: uma articulação necessária”, ministrada pela assessora especial da ministra, Ana Lígia Gomes, a partir das 14h.