Simpósio atrai um grande público

09 | 05 | 2006

Teve início no dia 8 de maio, o V Simpósio Integrado da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente. O evento teve início às 18h com um módulo do NETwork, “Etiqueta Corporativa”, ministrado pela gerontóloga e coordenadora do programa de extensão Toledo Aberta à Melhor Idade, Maria Ângela de Souza Maltempi.

Depois, às 19h30, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Everson José Juarez fez a abertura oficial do Simpósio. “O público superou as nossas expectativas, a casa está cheia e isso é muito importante, essa adesão dos alunos, ex-alunos e dos demais presentes. Vocês vão ganhar muito participando deste simpósio” afirmou Everson.

Em seguida, o grupo musical Divano fez uma apresentação e teve início a palestra com o industrial, economista e presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, Cláudio Vaz que falou sobre “Planejamento Estratégico na atual conjuntura econômica”. Os mestres de cerimônia foram os alunos Heloisa Ferron e Alexandre Rena.

“O planejamento estratégico é feito por intuição e informação. Temos, hoje, em dia é que perceber o mundo e nosso país e, dentro deles, de suas realidades a nossa empresa, para saber aonde estamos e onde queremos chegar. A produção hoje vive uma transformação muito grande; antes o clima definia o nosso país, hoje é o conhecimento que domina. A comunicação está muito rápida e conseqüentemente, o fluxo de capitais também. Temos um bom exemplo: quando Abrahan Lincoln, em 14 de abril de 1865, faleceu nos Estados Unidos, demorou 14 dias para que nós aqui, no Brasil, ficássemos sabendo; já quando aconteceu a tragédia do World Trader Center, em 11 de setembro de 2001, pudemos assistir ao vivo”, discorreu o palestrante que também deu algumas dicas sobre como ter um bom planejamento dentro de uma empresa.

“Toda empresa tem que ter uma estratégia, tem que ter plano futuro e saber aonde quer chegar, lembrando sempre que o cliente é o patrão desse negócio. Qualidade não é mais diferencial hoje e sim um pré-requisito e o que faz a diferença do produto é a inovação e para isso tem que saber qual é sua demanda e ser hóspede de sua comunidade”, destacou.

O público presente, cerca de 500 pessoas ficou satisfeito com a palestra e com a organização do evento. “Foi uma palestra bem proveitosa, pois ele falou muito da importância de estar à frente, da inovação e da necessidade de se informar, já que senão ficará para trás”, falou a aluna do 4º ano de Administração, Silvia de Oliveira Bosquet Ibanhez, que também é bancária.

“Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a organização do evento, que está muito bem preparado e em segundo, dizer que gostei muito desta palestra, valeu a pena ter vindo”, disse o ex-aluno do MBA em Agronegócios, Helder Hofig, que é médico veterinário.

“A palestra foi muito bem apresentada e bem focada no tema. O que achei mais interessante é que ela foi voltada ao mercado mundial que é o que conta hoje, essas preocupação com a competitividade”, concluiu o aluno do 3º ano de Economia, Ronaldo da Silva Ribeiro.