Simpósio de Direito reuniu 600 pessoas

29 | 04 | 2013
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Entre os dias 24 e 25 a Toledo Presidente Prudente sediou o VI Simpósio de Direito. Participaram do evento alunos, egressos e profissionais da área jurídica. Os temas abordados durante os dois dias foram: ‘A primeira Grande Crise do Federalismo: distribuição de royalties e tributação do petróleo’; ‘Repercussão Geral no Recurso Extraordinário e as Mudanças no Processo Civil Brasileiro’; ‘Direito Penal do Inimigo e a Constituição Federal’; ‘O Ministério Público no Século XXI’ e ‘Coaching para o Sucesso em Provas, OAB e Concursos e Técnicas de Aprendizagem Acelerada’.

 
As palestras foram ministradas por: Mauro Sérgio de Souza Moreira, procurador federal e atuou como advogado da Petrobras; Renato Montans Sá, graduado em Direito pela Universidade São Francisco, mestre em Direito Processual Civil pela PUC – SP e atua como professor da Rede LFG e coordenador da pós-graduação de Direito Processual Moderno da Universidade Anhanguera-Uniderp/Rede LFG e também é Advogado; Alexandre Rocha Almeida de Moraes, promotor de justiça e professor da pós-graduação da Toledo, mestre em Direito Penal pela PUC/SP e assessor do Procurador-Geral de Justiça de São Paulo; Mário Luiz Sarrubbo, mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, professor da Fundação Armando Álvares Penteado, professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e Professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Mato Grosso e professor da pós-graduação da Toledo e Felipe Soares de Lima, consultor e auditor da Petrobrás e Correios, pesquisador das áreas de Programação Neurolinguística e Hipnose e professor universitário e de cursos de pós-graduação e Coach para o sucesso em provas, concursos e exame da OAB. 
 
Renato Montans Sá falou que a repercussão geral é uma das reformas mais importantes do Código de Processo Civil.
 
“A repercussão é uma das reformas do Código de Processo Civil e ela é uma nova forma de ver o processo”, explica.
 
O palestrante ressalta que a participação dos alunos em eventos como VI Simpósio de Direito da Toledo é fundamental.
 
“É importante, porque os operadores do direito precisam ver o mundo forma da sala de aula. É preciso ver as reformas na prática. Aqui o aluno antevê algo que será comum ao seu cotidiano”, comenta.
 
O professor da pós-graduação da Toledo, Mário Luiz Sarrubbo, abordou de forma geral o Ministério Público.
 
“A estrutura constitucional nos coloca como parte, porque estamos submissos as regras do processo e imparciais, porque como o próprio nome diz, queremos justiça”, explica. 
 
Ele ainda acrescentou que a função principal do Ministério Público é dever os interesses sociais, sabendo quais são as necessidades da sociedade.
 
A palestra de encerramento do Vi Simpósio foi proferida por Felipe Soares Lima. Ele abordou principalmente as técnicas de aprendizagem.
 
“O cartaz dos sonhos é algo principal, lá o aluno colocará o carro que deseja ter, a casa que almeja e o cartaz deve ficar sempre ao lado do plano de estudo para sempre motivá-lo”, afirma.
 
Lima disse também que é fundamental que os estudantes que estudem mais os que eles precisam do que as matérias que eles gostam.
 
O aluno do 3º termo de Direito da Toledo, Marcos Madaleno de Oliveira, aprovou o VI Simpósio de Direito.
 
“Achei muito bom o evento, participei de todas as palestras e posso dizer que atingiu as minhas expectativas, porque as palestras estavam muito boas”, exalta.
 
Mariana Valladão de Paula, membro da comissão organizadora do VI Simpósio, afirma que todos os esforços valeram a pena, porque mais de 600 pessoas estiveram presentes nos dois dias.
 
“Posso dizer que foi uma grande experiência durante esses dois meses de trabalho e só posso ser grata a Zely Pennacchi Machado, ao Sérgio Tibiriçá e a Toledo pelo sucesso do evento”, finaliza.