Simpósio: Serviço Social

16 | 05 | 2005

Entre os dias 12 e 14 de maio a Faculdade de Serviço Social de Presidente Prudente da Toledo, realizou o Simpósio de Serviço Social, no Salão Nobre da faculdade. “O evento foi muito bom e cada profissional pode falar um pouco de sua atuação na área de Serviço Social, mostrando para nós alunos os espaços onde podemos trabalhar”, contou uma das organizadoras, Suelen Antunes.

Por dia cerca de 100 pessoas compareceram ao Simpósio que teve como palestrantes a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade, Yolanda Guerra, que discorreu sobre “Direitos Sociais”, e a assistente social jurídica em Franca e membro da Diretoria da Associação de Assistência Social e Psicológica do Tribunal Judiciário de São Paulo, Abigail de Paiva Franco que ministrou sobre “Serviço Social e prática judiciária: garantia e acesso à justiça”. Além delas teve uma mesa-redonda sobre o tema “Assistentes Sociais no desafio de efetivar direitos”, com a presença da assistente social do Ministério Público de Presidente Prudente, Elisabeth Lorenção, a assistente social da Penitenciária de Irapuru e Diretora de Reintegração e Saúde da mesma Penitenciária, Janaína Feitosa e a assistente social da Unidade Básica de Saúde de Pirapozinho, Andréa Galli. “Esses simpósios são fundamentais na vida dos alunos, pois é uma forma de crescimento para eles”, expressou Yolanda.

Na mesa redonda cada profissional falou do trabalho de assistente social em sua área. “Abordei com os alunos sobre os direitos sociais, trazendo para o contexto da saúde, tratando assim das dificuldades e os desafios na busca pela efetividade desses direitos”, explicou Andréia. Já Janaína disse que o mais importante em seu discurso foi marcar o espaço do assistente social dentro do sistema penitenciário, e Elizabethe tratou sobre o papel do Direito enquanto legislação.