Só deu Toledo

11 | 04 | 2003

No concurso do INSS para Analista Previdenciário só deu aluno da Toledo/PP. As quatro vagas para Presidente Prudente foram preenchidas pelos ex-alunos Silmar Eduardo Jardi, Edna Regina de Jesus Minzoni, Ana Cláudia Piccinini e Marcos Valério da Silva.
Para Técnico Previdenciário foram aprovados os ex-alunos Liana Hiratomi, Paulo Araújo e Gisela Silva, e os alunos Divaldo Ceresini e Cláudia Rocha.
O primeiro colocado para o cargo de analista foi Silmar, formado em Direito em 2000, da turma A do Provão do MEC. Para ele, ser aprovado, foi um privilégio. “Começo a ter retorno de tudo que fiz. O resultado é um prêmio do meu esforço”.

Destaque

Criado trabalhando no campo, Silmar foi retireiro, bóia-fria e catador de algodão, para poder comprar material escolar. “Tive o privilégio de sempre ter um desempenho invejável. Quando conclui o 3º colegial recebi uma medalha do Rotary Club como melhor aluno da turma”.
Prestou vestibular para Direito na Toledo/PP e Matemática na Unesp/PP, onde ficou em 18º como excedente. Para cursar a faculdade, ele trabalhou como entregador de gás. “Quando entrei na faculdade não sabia o que era um código, mas acabei gostando do curso. Não tive um bom desempenho, mas nunca fiquei de exame ou dependência”. Como aluno de Direito foi estagiário da Justiça Federal cerca de um ano e meio, ” o que acredito, acabou contribuindo para esta conquista”.
Na Toledo/PP, algumas pessoas para ele deixaram boas lembranças, como a assessora de diretoria Clarice Yoshioka, o diretor geral Milton Pennacchi e os professores Vera Campos, Moacir Martins e Sílvio Barbato. “No primeiro ano de faculdade quis trancar o curso e a Clarice não deixou. Devo muito a ela e ao ‘seu’ Milton, pelo apoio recebido”.
Silmar tem planos de cursar mestrado ou especialização em Direito Previdenciário. “É uma área com poucos profissionais, tendo em vista a área e o número de profissionais do Direito no mercado de trabalho”.

Mais sucesso

Marcos Valério, recém formado em Direito pela Toledo/PP, turma de 2002, é outro ex-aluno orgulhoso de sua conquista no concurso para Analista Previdenciário.
A história dele com Direito Previdenciário começou no estágio na Justiça Federal. “Via a matéria todo dia, aprendi a gostar dela e acabei fazendo a monografia de final de curso nessa área, com orientação do professor Sérgio Augusto Frederico, sob o título ‘Formas alternativas de resolução de conflitos na área previdenciária'”. Familiarizado com assunto, Marcos resolveu prestar o concurso. “Ter sido aprovado agora é uma benção para quem, como eu, tinha dúvidas sobre o que fazer depois de formado”.