Teatro: dinâmica de interpretação

04 | 04 | 2006

A aula de teatro do grupo da Toledo “Café Expressão”, do dia 30 de março, teve um significado especial: Os alunos participaram de uma dinâmica com o nome de Teoria Geral dos Jogos, destacando o valor da interpretação.

“Queria ressaltar a importância do jogo em uma cena. Minha idéia era que eles percebessem a diferença entre o texto, o gesto, a mímica e a interpretação, pois tudo isso é essencial para o teatro. As pessoas confundem muito o gesto com a interpretação, sendo que o primeiro não tem personagem e não tem movimento, já o segundo exige que se tenha um personagem e haja um conflito” explicou o professor Luís Chagas.

Para os alunos, a atividade serviu de lição. “Foi muito interessante, pois nos mostrou que nem tudo aquilo que se vê na expressão de uma pessoa é o que realmente ela está sentindo. Essa dinâmica ensina que a expressão é bem diferente da palavra dita”, disse Willian Henro da Silva Santos, do 1º ano A de Direito.

“Depois dessa aula cheguei à conclusão de que muitas vezes não conseguimos interpretar o que se passa em palavras, ou seja, o que as pessoas falam. Queremos demonstrar algo que as pessoas entendem de uma forma diferente da qual queremos realmente expressar, por isso é muito importante saber interpretar, ter muita atenção e paciência”, afirmou Danielle Bratfisch.