Tem início Encontro Científico

21 | 03 | 2005

Com a participação de instituições de ensino de cidades como Presidente Prudente, Londrina, Franca, Marília, Araçatuba e Maringá, teve início nesta segunda-feira, dia 21 de março, o 1º Encontro de Iniciação Científica da Toledo/P, com a apresentação e a discussão de pesquisas realizadas e em andamento por alunos da faculdade e de outras instituições de ensino superior.
O evento, que tem como objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um espaço para discussões e reflexões sobre as pesquisas desenvolvidas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Serviço Social, teve uma palestra de abertura proferida pelo professor doutor Alberto Albuquerque Gomes, da Unesp de Presidente Prudente.
Para ele, o evento é importantíssimo, “uma vez que Presidente Prudente tem uma população universitária, de 20 mil alunos, estando acima da média nacional. Esse evento, desperta, ainda, a atenção de empresários e autoridades, para que possam aproveitar todo esse potencial”.
Segundo Alberto, as empresas deveriam abrir espaço para o desenvolvimento de pesquisas. “A Toledo/PP tem cursos excelentes como Economia, várias vezes premiado, e Administração, que podem ser aproveitados por meio de programas científicos, além da faculdade ter um excelente conceito, que pode ser aproveitado pelas empresas. A Empresa Júnior Toledo – EJT, por exemplo, é a única empresa que faz pesquisa de mercado. Um evento como o Encontro Científico fortalece a integração entre ensino, pesquisa e extensão, as três dimensões do ensino superior, e esse também é um diferencial de qualidade, importante, para o aluno”.
Em sua palestra, Alberto enfatizou para o público presente, formado por professores e alunos, a importância do evento, por incentivar o aprendizado sobre técnicas de pesquisas aplicadas na futura área de atuação profissional, desenvolver habilidades que favorecem a atuação profissional futura e hábitos de estudo eficientes e adequados à vida acadêmica, incentivar o ingresso em programas de pós-graduação e proporcionar uma maior integração entre professores e alunos.
Integrante da comissão organizadora do evento, a professora e doutora Andréia Cristiane Silva Wiezzel, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Toledo/PP – NEPE, destaca a participação de alunos de outras instituições. “O 1º Encontro de Iniciação Científica da Toledo/PP tem a participação de alunos, não só da faculdade, como da Unesp de Presidente Prudente e de Marília, da Unoeste, da Unimar, da Fundação Eurípedes de Marília, da Universidade de Franca – Facef, da Toledo de Araçatuba, da Universidade Estadual de Londrina – UEL e da Universidade Estadual de Maringá – UEM”.
Com a apresentação e debate dos trabalhos em salas de aula, divididas por eixos temáticos, o evento segue até amanhã, dia 22 de março, terça-feira, nos períodos diurno e noturno. Pela manhã os trabalhos terão início às 8h30 e, à noite, às 19h. O evento será encerrado às 21h30, no Salão Nobre da Toledo/PP.