Teve início hoje o MAXIMÍDIA 2006, Fórum Internacional de Marketing e Comunicação, realizado pela Toledo/PP em parceria com a TV Fronteira.
Os palestrantes e seus respectivos temas foram: José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, da TV Vanguarda, “A TV e a Propaganda – Para Onde Caminha a Relação”; Eduardo Giannetti da Fonseca, economista e professor do Ibmec, “Consumo e Felicidade – Uma Difícil Relação” e Marco Antônio Rezende, jornalista, “O Esporte e o Brasileiro – Quem Sabe Ganhar esse Jogo? Pesquisas Ipsos“.
“Durante muito tempo achavam que era evidente a equação de mais consumo, mais felicidade. Mas, hoje, já se sabe que não é bem assim. Primeiro, porque temos que diferenciar o estar feliz e o ser feliz, já que o primeiro é um estado de ânimo e o segundo é uma avaliação que se faz acerca da vida. Segundo, foi feito um estudo que constatou que desde 1957, até os dias de hoje, os americanos tiveram uma grande alta em seu consumo seja ele de automóveis, casas, vestuários, entre outros, e nem por isso estão mais felizes. O que se pode concluir é que a felicidade não cresce no tempo em que a renda se eleva”, destacou Giannetti em sua palestra.
O jornalista Marco Antônio Rezende transmitiu em seu discurso, dados, muito relevantes onde mostra que apenas 6% dos brasileiros não tem nenhum envolvimento com o esporte, ou seja, 94% se dedicam a ele, sejam como praticantes ou, apenas, o acompanham.
“O Brasil é um país que valoriza muito o esporte e ele está presente na vida das pessoas desde a infância até a Melhor Idade”, afirmou o jornalista que mostrou dados em que, dos preferidos para se praticar, a caminhada vem em primeiro lugar, com 31% de preferência, seguida do futebol, 30% e do vôlei, com 13%.
O evento continua amanhã e dia 5 de outubro.
Confira a programação:
4 de outubro
Horário: 10h
Tema: O futuro digital: Tendências da mídia emergente e o novo consumidor
Palestrante: Greg Johnson (McCann Erickson/EUA), um dos maiores nomes da área para discutir ” O futuro digital: Tendências da mídia emergente e o novo consumidor”. Diretor Global de Inovação Digital da McCann Erickson, Greg Johnson, premiado, inovador e criativo, usará sua experiência de mais de 15 anos para falar sobre as tendências mundiais para os setores e sobre a democratização do conteúdo no ambiente digital.
Horário: 14h30
Tema: Creative Roundtable: O desafio de ser criativo em um país imediatista
Palestrantes: Adriana Cury, Fábio Fernandes, João Daniel Tikhomiroff e Ruy Lindenberg
Horário: 16h30
Tema: Marcas de mulher: 45 anos de propaganda feminina em revista
Palestrantes: Jaime Troiano e Cecília Russo, No comando de uma das mais conceituadas consultorias de marca do mercado, Jaime Troiano e Cecília Russo são reconhecidos especialistas em comportamento do consumidor, com dezenas de estudos publicados e premiados. No MaxiMídia 2006 a dupla de pesquisadores apresentará o estudo inédito, num completo painel de evolução da comunicação das marcas com o público feminino.
5 de outubro
Horário: 10h
Tema: Comunicação digital: O que merece sua atenção e por quê?
Palestrante: Louise Sams (Turner – EUA), presidente da Turner Broadcasting System International, Louise Sams vem ao MaxiMídia falar sobre o que é fascinante e o que é ilusão na comunicação digital. Separando o que funciona daquilo que fica só na promessa, Louise vai debater a ousadia publicitária, mídia de massa, segmentação, novas mídias e novos formatos dos meios digitais.
Horário: 14h30
Tema: Dimensão vs. Atenção nas Agências: Quem está satisfeito com a sua?
Palestrante: Roberto Justus (Young&Rubicam), empresário e apresentador do reality show ” O Aprendiz” Roberto Justus é um dos maiores nomes do mercado publicitário brasileiro. No MaxiMídia 2006, Justus estará com seu estilo direto e contundente. Vai tratar de uma questão polêmica e delicada, inclusive para ele próprio, que hoje dirige um dos grandes grupos de comunicação do país.
Horário: 16h30
Tema: O design segundo Karim: O inesperado segredo da forma
Palestrante: Karim Rashid (Karim Rashid – EUA), considerado por muitos como o rei de Nova York, Karim Rashid é um dos mais destacados designers do planeta. Incansável defensor do design como forma e conteúdo de comunicação, apresentará receitas de como integrar a estética ao consumo popular para transformar marcas em ícones e de como combinar design com as diversas ferramentas de comunicação na busca da preferência do consumidor.