Toledo abre inscrições para bolsa de iniciação científica

03 | 04 | 2014
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Os alunos dos cursos de Direito e Serviço Social da Toledo Presidente Prudente podem concorrer a uma bolsa de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

O programa tem por objetivo apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica.

A cota de bolsas é concedida diretamente às instituições, que são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa.

Para se inscrever, os interessados deverão elaborar um projeto de pesquisa contendo orientador. Além disso, será preciso também criar um Curriculum Vitae na Plataforma Lattes e apresentar a documentação solicitada no Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEPE) até o dia 17 de abril.

A bolsa que tem o valor de 400 reais é válida por 12 meses, porém os alunos não podem acumular, nem possuir vínculo empregatício durante sua vigência.

Segundo o coordenador de pesquisas da Toledo, José Artur Teixeira Gonçalves, o PIBIC é um programa de iniciação científica financiado pelo CNPq para formação de jovens pesquisadores. Além da oportunidade de aprenderem com docentes experientes os caminhos da investigação científica, os alunos selecionados receberão uma bolsa de reconhecido prestígio nacional.

“Fui bolsista do CNPq quando estudante de graduação e isso só agregou ao meu currículo e carreira acadêmica”, diz.

Laís Alves de Oliveira, aluna do 1º de Direito, aguarda a abertura das inscrições para as bolsas de iniciação científica.

“Quero participar da iniciação científica, porque é muito importante para o meu currículo e futuro. Além de poder aprender de um jeito mais dinâmico do que em aula”, comenta.

As áreas de concentração das pesquisas são: O Estado de Direito: aspectos políticos, jurídicos e Filosóficos; Novas Perspectivas do Conhecimento – Processo Civil Moderno (Processo de Conhecimento e Acesso à Justiça); Perspectivas alternativas sobre a violência e os direitos humanos: religião e o campo histórico-social contemporâneo; Políticas de Atendimento à Família, Criança e ao Adolescente.

Sobre – Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Extensao e Pesquisa (NEPE) das 8h às 12h; 13h às 17h e 18h às 22h.

Veja o rol de orientadores disponíveis para o desenvolvimento dos trabalhos e o edital completo

Faça aqui seu Curriculum Vitae na Plataforma Lattes