Pela primeira vez na história, uma dupla de alunos do curso de Direito da Toledo Presidente Prudente chegou à etapa semifinal da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que ac
ontece no campus do Washington College of Law, em Washington, D.C., nos Estados Unidos.
Os alunos João Victor Mendes e Jonatas Teixeira participaram do evento como competidores, sob a coordenação do professor Daniel Colnago (foto 1).
Além disso, integraram o grupo, os estudantes da Toledo, Barbara Freitas, Letícia Alvares, Louise Araújo, Felipe Atílio, Francisco Zaidel, Giovana Farah e Natália Barbato, que acompanharam todo o processo de debates realizados, na condição de ouvintes.
Participaram neste ano, 109 equipes formadas por estudantes do curso de Direito de todo o mundo.
O coordenador da equipe da Toledo, Daniel Colnago ressalta que destas, apenas 20 foram para a fase final, incluindo a Toledo.
“E assim das 20, ficamos em 4º lugar, um resultado bastante importante, já que chegamos às semifinais junto com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio d
e Janeiro (PUC-RJ) e Universidade Federal do Pará (UFPA)”, que são renomadas universidades brasileiras”, enfatiza.
Ele também faz questão de citar o desempenho dos alunos da Toledo no evento, que reuniu estudantes de 30 diferentes países de todo o mundo.
“Apesar de termos nos empenhado ainda mais neste ano, inclusive com a criação do Grupo de Direitos Humanos para auxiliar nos debates e na pesquisa, ainda achava que a fase semifinal era algo distante, haja vista o nível intelectual desta competição. Foi um resultado surpreendente, que levou o nome da Toledo e de toda a nossa região para o mundo afora”, explica Colnago.
Desempenho – Devido a este importante resultado, o coordenador da equipe da Toledo Presidente Prudente na Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Daniel Colnago iniciou tratativas com o decano da Universidade de Washington para firmar convênio entre a universidade americana e a Toledo Presidente Prudente.
“O objetivo é promover uma cultura de incentivo aos estudos dos Direitos Humanos com a
realização de grupos de estudos, troca de materiais e até seminários que desenvolvam o poder de argumentação de nossos alunos”, comenta Colnago.
A Competição foi realizada de 20 e 25 de maio e em 2012 está em sua 17ª edição.
É a 4ª vez que a Toledo Presidente Prudente é representada neste evento, que é realizado anualmente.
O resultado de acordo com a pontuação final será divulgado na próxima semana pela organização do evento.