No último dia 13 as Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente reuniram diretores, professores, funcionários, alunos e representantes de classe de todos os tempos para festejar os seus 45 anos de vida. As festividades iniciadas no dia 11, vêm emocionando todos os que participam dessa história. No sábado, os eventos comemorativos foram realizados no período da manhã e teve início com a inauguração da Galeria dos Diretores.
A diretora administrativa da Toledo, Maria Inês de Toledo Pennacchi deu início à solenidade destacando a importância dessa homenagem “Os diretores fizeram história nessa Casa, foram pessoas que marcaram o álbum de formatura de tantas pessoas que aqui se bacharelaram, com talvez, a mais importante fotografia daquele momento e estiveram sempre prontos para orientar nossos alunos e professores e garantir a qualidade em educação desta Casa de ensino. Justamente por serem …Pessoas que chegaram..Pessoas que construíram…Pessoas que riram, choraram, vibraram… Pessoas que ensinaram e aprenderam… merecem ser eternamente lembrados”, destacou a diretora.
Em seguida, foi realizada a inauguração da galeria dos Diretores no hall do Salão Nobre, a qual foi aberta pelas senhoras Zélia D´Arce Pinheiro e Maria Izabel D´Arce Ropelli, filhas e representantes do Dr. José Cupertino D´Arce. “Achei de um extremo carinho da parte do senhor Milton, da dona Marlene e de toda a organização ter esta atitude que para mim foi uma grande surpresa. A alegria de relembrar uma casa que meus pais tanto amaram é imensa. O amor dos dois pela Toledo era tanta que o velório de papai foi realizado aqui. Hoje, pude recordar muitos momentos e imagino como ele ficaria feliz de participar de tudo isso que está sendo realizado hoje”, destacou Zélia com uma emoção que refletia em seus olhos.
Depois, todos os presentes seguiram em direção ao Salão Nobre onde foram entregues lembranças aos ex-diretores das faculdades sendo que os últimos diretores, João Baptista Mimesse Gonçalves da Faculdade de Direito, Silvana Malaman Trevisan Dias Batista da Faculdade de Serviço Social e Sérgio Itio Turuta da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, foram homenageados e, como presente, receberam um quadro com diversas fotografias de momentos vividos na Toledo.
Ao Sr. Milton Pennacchi e à Sra. Marlene Toledo,trazidos a Prudente pelas mãos de Dr Antonio Eufrásio de Toledo, um bandeirante do ensino superior, as quais são as primeiras pessoas dessa história foi feita uma homenagem especial, extensiva a todos que se juntaram a eles ao longo desses 45 anos.
Ao som de uma música composta por sua neta Fabiana Pennacchi Marcondes, que expressa o orgulho da novíssima geração diante de uma obra que tem, nas pessoas, sua razão de ser,
e traduz o significado desse homem: Milton Pennacchi, na construção da Toledo, alicerçado por uma grande mulher: Marlene Toledo, sua companheira de vida e de luta, encerrou-se a solenidade e todos foram convidados para retornarem ao hall do Salão Nobre para a abertura da Exposição Toledo – 45 anos de Pessoas.
Quadros da década de 60 até os dias de hoje, foram montados a partir de fotografias que foram enviadas por alunos, professores e funcionários de todas as épocas.
Para os diretores homenageados, alunos e ex-alunos, a solenidade foi algo muito marcante e que, com certeza, será sempre lembrada. Confira os depoimentos colhidos:
“O grande mal de todos nós é esquecermos os que estavam próximos de nós e que tanto nos fizeram bem e hoje, aqui, resgato muitos sentimentos e vejo a importância de não me afastar. Achei brilhante esta idéia da Toledo, pois te dá a certeza de um reencontro com um trabalho que eu também fiz e não é porque o tempo passou que devemos esquecer”, afirmou o ex-diretor da Faculdade de Direito, Acir Murad.
“O que senti hoje foi uma sensação agradabilíssima e também de dever cumprido. Para mim foi uma grande honra ser homenageado e percebo que ainda prevalece nesta casa o espírito de seriedade e que trabalha em benefício de quem aqui passa”, disse o ex-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, Emílio Estrela Ruiz.
“É muita emoção relembrar os dias bons que vivi na Toledo, rever amigos e saber que alunos de ontem, hoje conduzem esta instituição. Gostei muito desta comemoração e sei que esta casa é fruto de muito trabalho e dedicação das mãos do senhor Milton e da dona Marlene”, enfatizou o também o ex-diretor da Faculdade de Direito, José Laury Miskulin.
“Hoje em dia este tipo de atitude, esta valorização das pessoas e os créditos familiares estão muito empobrecidos e, hoje, pude ver que isso ainda existe e que essa família que é tão unida também abre espaço para a comunidade e juntos desenvolvem um belíssimo trabalho. A coisa mais gostosa que sentimos é que o tempo é o melhor amigo do homem, pois você evolui e depois vê os frutos. Hoje estou com saudades de muitos momentos, principalmente do meu marido, Rolando Magnesi que também lecionou nesta casa, ele está presente nas placas, na história e agora aqui comigo. Valeu a pena viver tudo isso e ver que a faculdade de Serviço Social, da qual fui a primeira diretora, e que no começo era uma sementinha, hoje se destaca no estado de São Paulo como uma das melhores; podemos ver não só as flores como também os frutos, discorreu a ex-diretora da Faculdade de Serviço Social, Therezinha Franco Magnesi.
“Me sinto muito feliz e honrado com essas homenagens, mas de tudo isso o que mais me fascina é o fato de eu ter sido aluno desta faculdade e ter cruzado no meu caminho com a pessoa do senhor Milton Pennacchi com quem eu mais aprendi. Não penso no dia de hoje como uma despedida e sim em uma oportunidade de eu abraçar meus amigos que tenho nesta casa”, falou o emocionado Dr. João Baptista Mimesse Gonçalves, diretor da Faculdade de Direito por dois mandatos.
“A festa é de todos, mas ser homenageado em um evento como este é muito privilégio. Uma satisfação muito grande que ficará marcada pra sempre em minha vida. Eu tenho alguns pilares em minha vida e com certeza a Toledo é um deles”, salientou Sérgio Itio Turuta, ex-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas.
“O prazer que temos de saber que estamos em uma casa muito séria e que sempre prezou pela qualidade do ensino é maravilhoso. Acredito que a Toledo seja nossa segunda identidade e por isso é muita honra estar aqui hoje e fazer parte desse quadro por tudo que a Toledo significa. O evento de hoje está maravilhoso e vejo o carinho que a faculdade tem por todos aqueles que por aqui passaram ou ainda passam”, afirmou Silvana Malaman Trevisan Dias Batista, ex-diretora da Faculdade de Serviço Social.
Para os alunos e ex-alunos, a solenidade também foi algo muito marcante e que, com certeza, será sempre lembrada. “Nossa! Se a cada cinco anos tiver um evento deste nível será muito comovente, pois o dia de hoje ficará gravado em nossa memória. E um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a Toledo destacar as pessoas que ainda estão por vir para esta casa”, falou a aluna do 4º ano de Serviço Social, Nilva Aparecida Nunes Mendes.
“Este dia foi muito interessante para se recordar um tempo que foi tão maravilhoso na vida da gente. Eventos deste tipo fazem com que as pessoas se vejam novamente e mate as saudades desses corredores onde tivemos momentos muito felizes. A Toledo me propiciou amizades maravilhosas e conhecimentos que me serviram durante minha vida”, destacou a ex-aluna da 1ª turma de Direito da Toledo, de 1965, Marli Meloni Bongiovani Martins.