No dia 7 de fevereiro de 2007 foi feito o lançamento do Toledo Portal Universitário e do Núcleo de Estudos Dirigidos – NED para os alunos, professores e funcionários da Toledo/PP, nos períodos da manhã e da noite. Para que todos entendessem melhor o funcionamento dessas duas novas ferramentas, o professor mestre/doutor Cosme Massi fez uma palestra aos alunos da manhã e da noite, dando todas as informações necessárias.
“A tecnologia fará uma mudança radical na sala de aula, já que você pode ter acesso ao conteúdo que será ensinado antes mesmo da aula. O professor passará a exercer as funções que realmente lhe são cabíveis que é de ser um articulador de idéias e o responsável por aprofundar um assunto que o aluno já sabe, já leu e estudou a respeito. Outro ponto positivo dessa tecnologia é que um professor vai saber onde o outro está, de forma a não tornar as aulas repetitivas e sim dar uma seqüência a elas, isso é uma forma de otimizar as aulas”, explicou Cosme.
O TOLEDO Portal Universitário é uma ferramenta de apoio tecnológico destinada a inserir o aluno num cenário didático-pedagógico, disponibilizando-lhe as seguintes ferramentas:
” Plano de ensino – permite a elaboração e divulgação dos planos de ensino das disciplinas dos cursos oferecidos pela instituição.
” Aulas estruturadas – permite ao professor preparar antecipadamente suas aulas, com base em um roteiro, e colocá-las à disposição dos alunos, podendo inclusive acrescentar materiais (arquivos, links, referências bibliográficas) sobre os conteúdos que serão ministrados.
Ao acessar o portal, ler e trazer para a aula, o conteúdo disponibilizado pelo professor, o aluno não é apenas um mero espectador, mas um sujeito ativo que apresenta condições de melhor aproveitar o momento da aula.
” Quadro de avisos – permite aos dirigentes, coordenadores e professores publicar avisos direcionados a suas turmas ou cursos (mural eletrônico).
” Debate – proporciona a criação de salas de debate (Fóruns) com a participação de membros da comunidade acadêmica, ampliando o conhecimento construído em sala de aula.
” Sala virtual – proporciona a criação de salas virtuais, em tempo real e com horários predeterminados, com a participação de membros da comunidade acadêmica.
” Agenda – os usuários do portal contam com uma agenda pessoal e acadêmica on-line.
” Construtor de páginas – todos os usuários podem criar e publicar, com facilidade, páginas pessoais ou de projetos, sem precisar ter conhecimento de linguagens de programação.
” Conteúdos e Ferramentas de Apoio – Dicionário Aurélio, Enciclopédia, Clássicos Virtuais, Atlas Interativo, Notícias relacionadas à Educação, Tradutor e Eventos.
” Biblioteca virtual – Mecanismo de busca em diversas bases e áreas específicas, disponibilizando, em um único local, o acesso para consulta de arquivos, links e referências bibliográficas da base de dados de material de aula dos docentes da Instituição, uma gama de conteúdos em formato multimídia para acesso de todos os usuários da instituição, uma lista de fontes especializadas por área de conhecimento, indicações de fontes gerais de pesquisa, uma lista de sites das bibliotecas nacional do mundo, entre outras indicações de pesquisa acadêmica.
Por meio desses recursos, será estimulado o desenvolvimento da auto-aprendizagem já que, numa sociedade em que o conhecimento se transforma muito rapidamente, essa habilidade torna-se imprescindível.
O acesso ao Toledo Portal Universitário é via TOL. Basta o aluno digitar seu R.A e sua senha para ter acesso a esse universo virtual de informações.
O NED é uma ferramenta por meio da qual serão desenvolvidas atividades interdisciplinares virtuais. Destina-se a favorecer a integração dos conteúdos e abrangência de temas pertinentes às disciplinas, enriquecendo sua abordagem.
As atividades oferecidas pelo NED contribuem para o conhecimento e formação acadêmica interdisciplinar do discente, atendendo os desafios de cada área profissional. A proposta do NED é, por meio de atividades multidisciplinares relacionadas à realidade atual, ajudar o aluno a criar, interpretar, comunicar-se verbalmente e por escrito, pesquisar, buscar informações e processá-las, argumentar, fundamentar, sustentar, propor soluções e decidir.
O NED comporá a carga horária de Atividades Complementares, sendo obrigatório o seu cumprimento pelos alunos ingressantes a partir de 2006, conforme disposto no respectivo regulamento.
Durante o período letivo, o NED é responsável pela elaboração, publicação e acompanhamento de atividades não-presenciais. As atividades estarão disponíveis no TOLEDO Portal Universitário. Haverá um calendário específico, no qual estarão previstos a data de acesso e o prazo para execução de cada atividade, bem como a respectiva carga horária.
A cada atividade cumprida,será atribuída uma carga horária ao aluno. Ao final de cada ano, em data previamente agendada pela coordenação, o aluno fará uma avaliação presencial, relacionada aos conteúdos das atividades não-presenciais desenvolvidas durante o ano pelo NED, valendo de 0 a 10, sendo 5 (cinco) a nota mínima para aprovação. A validação da carga horária correspondente às atividades do NED é condicionada à aprovação do aluno na avaliação presencial.
“Com tudo isso fica claro que quem vai aprender nos dias de hoje é quem se dedicar, se esforçar, ir atrás, é a chamada auto-aprendizagem, já que todos os dias surgem coisas novas. Ou você luta, vai atrás, fica por dentro, ou você está fora do mercado que está cada vez mais e mais competitivo. A Toledo/PP está abrindo esse espaço e cabe a vocês, alunos, saberem aproveitar e o rendimento será pessoal. Quem não usar seu tempo para estudar muito, não terá chances no mercado. E o ambiente virtual nos permite isso, ter acesso a esse mundo cheio de novidades”, completou Cosme.
Para os alunos, essa novidade apresenta pontos positivos. “Acho que vai melhorar bastante em termos de aprendizado, pois deve ser muito bom vir para a sala de aula sabendo o que vai ser tratado”, disse a aluna do 4º ano de Direito, Michelle Bispa Pires. “Vai ser ótimo poder vir preparada para a aula, acredito que com isso e as demais funções do Portal e do NED, a faculdade só tem a melhorar”, afirmou a aluna do 3º ano de Direito, Nathália Rover Marcílio.