Toledo/PP lança ‘Guia do Idoso’

28 | 09 | 2004

A Toledo/PP lança nesta quarta-feira, dia 29 de setembro, no 8º Fórum Municipal do Idoso, o ‘Guia do Idoso Cidadão’, com o objetivo de contribuir para a conscientização da sociedade da necessidade de se oferecer a essa camada da população condições de exercer sua cidadania.
O ‘Guia do Idoso Cidadão’, que será distribuído gratuitamente durante o Fórum e nas entidades que atendem idosos em Presidente Prudente, surgiu do Projeto de Extensão intitulado ‘Ação Integrada ao Idoso’, desenvolvido pela Toledo/PP.

“Por meio de uma parceria entre o Núcleo de Prática Jurídica da Toledo – NPJ e a Faculdade de Serviço Social de Presidente Prudente, desenvolvemos ações aos idosos institucionalizados, de caráter jurídico e de relações familiares, como atendimento jurídico no Lar São Rafael. Com essas ações, nasceu a idéia de estender às famílias e à sociedade em geral informações que aliviariam o superfuncionamento dos familiares e profissionais que atuam com os idosos”, explica Maria Ângela Maltempi, assistente social e coordenadora do ‘Guia do Idoso’.
O material coordenado ainda por Carolina Martins Fernandes, coordenadora de Extensão da Toledo/PP, e Márcio Ricardo da Silva Zago, coordenador do NPJ, tem a participação dos alunos dos cursos de Administração, Direito e Serviço Social, Alceu Teruya, Danilo Cardoso, Ellen Ribeiro, Gladys Mendes, Gláucia Santos, Jamile Cremonezi, Luzinalva Souza, Mário Frattini, Nilva Mendes, Noelí Veber e Renata Toledo, como alunos pesquisadores.
“O projeto de extensão atende o aluno, que aprende a trabalhar com o Direito das minorias. Está inserido na conscientização do aluno, enquanto futuro operador de Direito, ao passo que para os idosos e familiares, o Guia contribui como fator de informação, o que facilita a convivência, não só do idoso com a sociedade, mas da sociedade com o idoso”, fala Márcio Zago.
Gerontóloga e coordenadora do Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade, Maria Ângela diz que o envolvimento dos alunos, como pesquisadores e extensionistas, visa contribuir para a sua formação técnico profissional, bem como para uma visão crítica dos problemas enfrentados pelas pessoas que envelhecem na atual conjuntura, “porque a problemática social do idoso não representa mais uma questão social que diz respeito a eles próprios, mas de pessoas e instituições que buscam caminhos para inclusão desse segmento, visando alcançar o exercício pleno da cidadania”.
Para participarem do Projeto, os alunos passaram por um processo de capacitação, em que foram problematizadas questões sobre ‘Direito dos Idosos’ e ‘Os Novos Paradigmas sobre a Questão do Envelhecimento’, realizado com a participação da Presidente do Conselho Municipal do Idoso Estelita Converso e do professor da Toledo/PP e advogado Jesualdo Eduardo de Almeida Júnior, além da coordenadora do Guia, Maria Ângela Maltempi.
Segundo os alunos, a participação na elaboração do Guia do Idoso foi de extrema importância. “O Guia é importante porque esclarece a população sobre alguns conceitos do idoso, como as leis, conselhos municipais, assistenciais, que o idoso tem direito”, diz Gladys. “A maioria da população não tem conhecimento desses direitos. O Guia conscientiza, ainda, sobre os direitos dos idosos, aqueles que atuam em empresas prestadoras de serviços como transporte e banco”, completa Nilva. Para a aluna Luzinalva, participar da elaboração do Guia foi uma experiência diferente. “Fica a lição de que cada pessoa tem seus direitos e deve ser respeitada, acima de tudo, como ser humano”.