Toledo/PP oferece MBA

04 | 11 | 2003

O Centro de Pós-Graduação da Toledo/PP oferecerá os cursos MBA em Controladoria e Gestão Financeira e MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo, no próximo ano, sob a coordenação do professor Márcio Antônio Rodrigues Sanches, mestre e doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, de São Paulo (SP).
Os Master in Business Adminstration – MBAs são cursos de pós-graduação em áreas de administração que surgiram nos Estados Unidos e hoje são desenvolvidos em escola de todo o mundo. Diferentemente dos programas de MBA americanos em que os alunos recebem um diploma de Mestre, no Brasil, os cursos de MBA foram regulamentados como Especialização, conforme Resolução nº 01/01 CNE/CES.
Os cursos de MBAs são destinados não, apenas, a ex-alunos de administração de empresas, mas a profissionais de diferentes áreas, como engenharia, psicologia, publicidade e propaganda, economia, ciências contábeis e outras áreas que tenham a necessidade de obter conhecimentos na área de gestão empresarial para melhor desempenhar funções gerenciais em empresas ou para dirigir seu próprio negócio.
“As empresas, em geral, têm ampliado o nível de exigência com relação aos seus profissionais, e os cursos MBAs têm cumprido o papel de capacitar seus gestores, tanto das grandes, como das pequenas empresas”.
Segundo Sanches, toda a competitividade tem obrigado os gestores a buscarem meios de tornarem seus negócios mais rentáveis. “O MBA tem a capacidade de habilitar os gestores a buscar maior competitividade para suas empresas”.
Ele explica que o MBA usa uma metodologia diferente, pois tem a preocupação de apresentar estudos de casos e de que “os conceitos que são desenvolvidos durante o curso, sejam passíveis de aplicação. Os programas dos cursos se valem de teorias, acompanham leituras, porém, a idéia central é fazer um programa aplicável”.
Neste sentido, a Toledo/PP faz uma opção de desenvolver seus próprios programas com dois cursos. “O MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo, voltado para empresários que têm que administrar seu próprio negócio e profissionais em posição de liderança, e o MBA em Controladoria e Gestão Financeira, para aperfeiçoar os recursos financeiros das empresas, mais voltado para as áreas de Contábil, Administração, Economia e Engenharia, que atuem na atividade financeira”, explicou o coordenador.