Toledo Prudente concede honrarias a quatro personalidades

06 | 06 | 2024
Julhia Marqueti

Durante a programação da I Caravana Internacional, a Toledo Prudente concedeu a honraria de Honoris Causa, pela primeira vez. Além disso, fez outras três homenagens com o título de Professor Emérito.

Todas as entregas foram realizadas pelo reitor da Toledo Prudente, Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral e foram seguidas de discursos inspiradores, aplausos calorosos e momentos de emoção.

Os homenageados

Os homenageados foram escolhidos por suas contribuições excepcionais nas áreas dos direitos humanos e desenvolvimento comunitário. Entre os recipientes do título de Professor Honoris Causa e Professor Emérito, estavam:

Título de Professor Honoris Causa – Dr. Eduardo Gesse

Dr. Eduardo Gesse foi recém nomeado Desembargador do Estado de São Paulo. Além disso, é coordenador pedagógico do curso de Direito da Toledo Prudente e docente mais antigo do Centro Universitário. Atualmente, cerca de 70% dos professores de Direito da instituição teve aula com ele, o que comprova a sua relevância na formação de profissionais do Direito por meio de seus ensinamentos ao longo de décadas;

Professor Emérito Post-Mortem –  Dr. José Pascoal Pires Maciel (in memoriam) e recebido por seu filho, Dr. Lucas Pires Maciel –

Dr. José Pascoal Pires Maciel foi docente por longos anos na Toldo Prudente e inovador ao iniciar a disciplina de Direito Internacional Público. Teve destaque com atuações em prol das relações internacionais e compartilhamento da sua visão globalizada a respeito do mundo, com ênfase ao fato de que abraçou a causa do Timor Leste, um pequeno país que viveu momentos terríveis. Realizou um forte trabalho junto aos meios de comunicação e a comunidade prudentina chamando a atenção para o povo de língua portuguesa e para a sua libertação.

Professor Emérito Internacional – Prof. Dr. Alfonso Jaime Martinez Lazcano

Dr. Alfonso Jaime Martinez Lazcano é Doutor em Direito Público, professor e pesquisador mexicano. Possui grande relevância na defesa dos direitos humanos por todo o mundo e foi o responsável por patrocinar duas bolsas de mestrado para duas universitárias da Toledo Prudente.

Professor Emérito Nacional – Dr. Lincoln Gakiya

Dr. Lincoln Gakiya é Promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo, com reconhecimento pela ONU considerando sua relevância na luta pela justiça e combate ao crime organizado. Gakiya ainda é egresso da Toledo Prudente, onde também atuou como docente.