O curso de Direito da Toledo Prudente recebeu o prêmio de “Melhor Memorial do Estado em Português”, na 27º IAMOOT (Inter American Human Rights Moot Court Competition), a maior competição jurídica dos Estados Unidos. Thaline Bogalho, do quinto termo, e Daniel Ferreira, do sétimo termo, representaram o Centro Universitário na “Competição de Washington”.
A equipe do curso de Direito foi a única que conquistou uma vaga na semifinal da competição, embora o Brasil estivesse representado por oito instituições, ao lado de competidores da França, Argentina, Bélgica, México, Chile e muitos outros. O resultado é fruto de um intenso trabalho e empenho desenvolvido pelos dois e, com de outros alunos e professores desde antes da competição.
“É uma sensação indescritível, abdicamos de muita coisa e lutamos muito para chegar nessa competição e representar em a Toledo Prudente. Sempre foi um sonho participar da IAMOOT”, conta Daniel Ferreira.
Thaline Bogalho, confirma que o resultado é fruto da dedicação de muitas pessoas e do investimento em uma educação de qualidade. “Temos muito orgulho de representar o Centro Universitário que a gente ama tanto e o trabalho de tanta gente. Agradecemos a todas as pessoas que acreditaram em nós, desde o início. É um sentimento indescritível. Saímos de casa, estudamos muito e atravessamos o continente, enfim, o resultado chegou. Estou muito feliz”, destaca.
Participaram também das pesquisas para a realização da competição os alunos:
Isabela Mendez Berni (Treinadora)
Lucas de Souza Gonçalves (Pesquisador)
Giovanna Bocchi (Pesquisadora)
Lorena Novaes Meira (Pesquisadora)
Fernando Martins Xavier de Almeida (Pesquisador)
E pelo professor Lucas Octávio Noya dos Santos (Treinador)
E é claro que, por aqui, a comemoração já é grande. O coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral, relembra que a Toledo Prudente tem uma trajetória impecável nesta competição, com uma lista de estudantes que representaram a instituição ao longo dos anos.
“É a coroação de um trabalho que ao longo dos anos vem sendo aprimorado. Estamos há anos apresentando memoriais sem falhas técnicas e competindo no Brasil e no exterior. Esse resultado comprova que o trabalho que desenvolvemos aqui é de excelência, ou seja, excede aos demais e engrandece a Toledo Prudente”, comenta.
Já para a pró-reitora administrativa, Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral, o engajamento dos estudantes e o apoio dos professores e da coordenação foram fundamentais para a conquista. ““É uma satisfação ver o desenvolvimento dos alunos e o quanto eles estão aproveitando tudo que o curso de Direito oferece. O sonho está sendo realizado o curso se solidificando como um dos melhores do Brasil, a cada conquista”, salienta a pró-reitora.
A Toledo Prudente já tem uma extensa história de participação e conquistas na IAMOOT. Conheça os alunos que já representaram a Toledo Prudente:
2009 – Caique Tomaz e Daniel Colnago
2010 – Janaina Coimbra e Felipe Santos
2011 – Lucas Molina e Matheus de Paula
2012 – João Victor Mendes de Oliveira e Jonatas Teixeira
2013 – Francisco Zaidel e Fernanda Pereira
2014 – Enio Mariano e Guilherme Borges
2015 – Lucas Noya e João Ângelo Lima
2016 – Alexia Domene e Gustavo Borges
2017 – Henrique Fujiki e Felipe de Mello
2018 – Guilherme de Oliveira Tomishima e João Pedro Gindro Braz
2019 – Ana Luiza Fuji e Guilherme Fontana Sanchez
2020 – Não houve competição neste ano
2021 – Amanda Yamagushi da Silva e Isabela Berni Mendes
2022 – Thaline Bogalho e Daniel Ferreira