Toledo Prudente e prefeitura assinam acordo para implantação de grupo reflexivo de homens autores de violência

11 | 09 | 2024
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Com o objetivo de contribuir com a diminuição e reincidência de casos de violência contra a mulher no município de Presidente Prudente, ocorreu nesta semana, a assinatura de um acordo de cooperação para implantação do “Grupo reflexivo de homens autores de violência”. Como parte do acordo, a Toledo Prudente cedeu um espaço, dentro do EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos) para realização dos encontros e atendimentos, além da colaboração dos cursos de Psicologia, Terapia Ocupacional e Direito.

A assinatura do acordo contou com a presença do Prefeito, Ed Thomas, da secretária municipal de Assistência Social, Clelia Tomazzini, do reitor da Toledo Prudente, Sérgio Tibiriçá, do pró-reitor acadêmico, Igor Machado, e de autoridades do município que atuam, diretamente, no combate à violência contra a mulher como o Ministério Público, Polícia Militar e Tribunal de Justiça.

Um passo importante

A secretária municipal de Assistência Social, Clelia Tomazzini, explica que os atendimentos serão encaminhados pelo Tribunal de Justiça, pelo Ministério Público e pela rede de atendimento. “Teremos dois profissionais atuando no grupo em que, de início, 15 homens serão atendidos. Os atendimentos serão semanais, no espaço da Toledo Prudente e, ao todo, serão oito encontros, com vários temas, palestras e atividades”, comenta.

“A Toledo Prudente não só cedeu o espaço, mas também a parceria com os cursos de Direito e Psicologia, que vai acompanhar o grupo, principalmente, na questão da prevenção. Tenho certeza que este grupo terá ótimos resultados”, esclarece a secretária.

A parceria tem o objetivo de promover mudanças significativas no comportamento dos participantes, visando, por meio de reflexão e diálogo, o combate à violência de gênero, a responsabilização e prevenção de novas violências no âmbito domiciliar e familiar, bem como a redução da reincidência.

Vanessa Zorzan, Promotora de Justiça do Ministério Público, destaca que o grupo é muito importante porque visa ajudar na problemática de violência contra a mulher. “Fazendo uma coleta recente, observamos que, só no ano passado, tivemos mais de 700 pedidos de medida protetiva. Esse ano, já temos em torno de 1.500 boletins de ocorrência registrados, notificando casos de violência contra mulher. Essa é uma demanda multisetorial, então esse grupo será um importante fator para contribuir para a diminuição da violência contra a mulher”, salienta a profissional.

Contribuição

O reitor da Toledo Prudente, Sérgio Tibiriçá, destaca que a instituição tem um compromisso social muito grande. Atualmente, por meio do EAAJ, são atendidas cinco penitenciárias, além de um trabalho de legalização dos venezuelanos. O escritório jurídico trabalha, atualmente, com as áreas cível, penal e de família.

“Será mais uma parceria vitoriosa. A Lei Maria da Penha é estudada pelos alunos nos grupos de estudos, é um acordo que o Brasil fez com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Estamos dispostos a fazer a nossa parte com a contribuição dos cursos de Psicologia e de Direito. Esse é, inclusive, um projeto que podemos aprimorar e fazer o papel que ‘Seo Milton’ sempre dizia, de fazer a diferença para Presidente Prudente e região”, ressalta o reitor.