Toledo Prudente e Receita Federal firmam convênio que favorece alunos de Ciências Contábeis

08 | 07 | 2024

Na última sexta-feira (05), a Toledo Prudente Centro Universitário recebeu os representantes da DRF/Presidente Prudente para firmar um convênio que beneficia não apenas os alunos do Centro Universitário como também os moradores da região do Oeste Paulista.

O documento assinado se trata do “Acordo de Cooperação Técnica para realização de atividades de Cidadania Fiscal, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)”. Nele, é explicado que a parceria da Toledo Prudente com a Receita Federal tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para:- Pessoas físicas de baixa renda;
– Microempresas;
– Microempreendedores individuais;
– Entidades sem fins lucrativos.

O convênio tem como ponto importante a contribuição na formação dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Isso porque oferecerá uma visão de como a Receita Federal atua, principalmente na parte fiscal.
Além disso, os universitários serão treinados para prestar um serviço efetivo para a sociedade, por meio da assessoria pequenos e microempresários.

Estavam presentes na reunião o Delegado da Receita Federal do Brasil em Presidente Prudente, Sérgio Lourenço Júnior, o Delegado Adjunto da Receita Federal do Brasil em Presidente Prudente, José Carlos Dias, a diretora da Associação Educação Toledo, Zelly Pennacchi Machado, o reitor da instituição, Dr. Sérgio Tibiriçá do Amaral, o pró-reitor acadêmico Igor Toledo Machado, o coordenador de cursos, Caio Pedrinho, e o Assessor de Comunicação da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Presidente Prudente, Esdras Ricardo Pedriali Contessoto.

Contribuição acadêmica
É importante ressaltar que, para os alunos da Toledo Prudente, essa parceria oferecerá um entendimento sobre a função econômica e social dos tributos, além dos direitos e deveres relacionados à tributação e suas obrigações.

Esse aprendizado será promovido através de debates, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à Receita Federal. Os estudantes também serão preparados para sua futura atuação profissional, aplicando na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Após serem treinados pela Receita Federal, eles irão fornecer orientação contábil e fiscal para contribuintes, incluindo pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais, pequenos proprietários rurais e organizações sem fins lucrativos.