Toledo Prudente recebe inscrições para o ProUni

29 | 01 | 2020
Mariane Peres
Como tudo o que é bom precisa ser compartilhado e lembrado, a Toledo Prudente Centro Universitário anunciou a disponibilidade de mais de 90 vagas no ProUni (Programa Universidade para Todos) neste ano. As inscrições serão do dia 28 a 1º de fevereiro. Fique ligado!

O ProUni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos, de 50% e 100%, em Instituições de Educação Superior Privadas a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.

Conforme definição do MEC, as bolsas parciais oferecidas pela Toledo Prudente, de 50%, são destinadas aos alunos que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos, enquanto as bolsas integrais, de 100%, são para aqueles que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Para se candidatar ao Prouni, o estudante deve ter participado da última edição do Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de nota na redação maior do que zero.

Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores.

Vale lembrar que, além das regras principais do ProUni, o candidato deve ainda preencher um dos seguintes requisitos:

Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
Ser pessoa com deficiência.
Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

O ProUni possui ainda um sistema de cotas ou ações afirmativas. Essas bolsas de estudo são destinadas a grupos específicos da população: negros, pardos, indígenas e deficientes.

Cronograma

Por isso, fique atento às datas para NÃO perder a chance de estudar na Toledo Prudente com uma bolsa do ProUni. As etapas da seleção serão realizadas conforme o cronograma estabelecido pelo MEC, sendo do dia 28 de janeiro até 1º de fevereiro o período de inscrições.

No dia 04/02 será divulgado o resultado da primeira chamada.
De 04/02 a 11/02 ocorre o prazo de comprovação de informações da primeira chamada.
Já na data de 18/02 sairá o resultado da segunda chamada.
De 18/02 a 28/02 haverá a comprovação de informações da 2ª chamada.
No prazo de 06/03 a 09/03 haverá a participação da Lista de Espera.
No dia 12/03 será divulgada a Lista de Espera.
Já no dia 13/03 a 16/03 deverá ser feito o comparecimento dos candidatos para a entrega da documentação .

Serviço:  Além das bolsas oferecidas pelo ProUni, a Toledo Prudente ainda disponibiliza vagas no FIES, Crédito Educativo Toledo Prudente, Bolsa Escola da Família, bolsa de iniciação científica e de extensão!