O ano de 2015 começa com novidades na coordenação de alguns cursos da Toledo Prudente Centro Universitário, como é o caso do curso de Administração que agora será coordenado pelo professor Júlio Barrios. Além dele, a professora Julia Guimarães Pereira assume a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo. O professor Carlos Eduardo Turino responde pela coordenação do curso de Engenharia de Produção. Já o professor Marcos Fróis, assume a coordenação do curso de Engenharia Civil. Confira abaixo o currículo dos novos coordenadores e uma breve entrevista com cada um.
Carlos Eduardo Turino
Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Uberlândia. É mestre em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especializações em Administração de Empresas, pela Universidade da Região de Joinville, em Qualidade e Produtividade, pela Universidade Federal de Santa Catarina, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
Quais suas metas pessoais frente à coordenação do curso?
R. Minhas metas pessoais são: Transformar o curso de Engenharia de Produção em um dos melhores cursos do Estado de São Paulo; Lutar para que o curso tenha nota máxima no ENADE; Criar a Semana da Gestão na cidade de Presidente Prudente tendo o curso como âncora do evento; Garantir a boa formação dos alunos e a sua inserção no mercado de trabalho.
Em quais horários o senhor está disponível para atendimento ao aluno?
R. Estarei presente na coordenação nos seguintes horários:
Segunda-feira das 8h às 9h30 horas e das 14h às 17h
Terça-feira das 8h às 17h
Quarta-feira das 14h às 17h
Quinta-feira das 09h30 às 12h e das 19h às 22h
Fale resumidamente sobre o curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente?
R. O objetivo do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente é capacitar os alunos para que possam trabalhar sob os pilares da qualidade e da produtividade dentro das organizações, garantindo a redução dos custos e a otimização dos processos. Um diferencial do curso na Toledo Prudente é que desde o primeiro semestres até o último os alunos terão disciplinas relacionadas à inovação e à sustentabilidade. Em sua totalidade o curso é mais prático, porém não abre mão dos conceitos que vão nortear os trabalhos.
Como está o mercado de trabalho para o profissional formado em Engenharia de Produção?
R. O profissional de Engenharia de Produção tem como campo de atuação organizações de micro, pequena, média e grande porte. Ele é chamado para fazer mais com menos, tem uma visão tecnicista e gerencial. Com isso, o mercado de trabalho para o engenheiro de produção é muito grande, o Brasil tem uma necessidade de formação de 60 a 70 mil engenheiros por ano e só concluem os estudos cerca de 45 mil estudantes.
Qual perfil dos alunos de Engenharia de Produção?
R. É um profissional que não aceita as coisas e os produtos como prontos e finalizados. Eles acreditam que todos os processos podem ser melhorados. Tem que ter uma visão do todo e não das partes isoladas, tem que ser investigativo, curioso e questionador. A capacidade de liderança é uma qualidade do engenheiro de produção já que este coordena equipes multifuncionais.
Julia Guimarães Pereira
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista. Mestranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência como Arquiteta e docente.
Quais suas metas pessoas frente à coordenação do curso?
R. Em um primeiro momento, entendo que seja necessária a criação de uma base sólida de formação aos alunos que confiaram na qualidade da Toledo Prudente e a preparação dos mesmos para o mercado de trabalho.
Por se tratar de um curso que está na primeira turma, as metas são principalmente conseguir estruturá-lo de maneira adequada provendo os alunos de todos os laboratórios necessários e conseguir envolver os professores na missão de fazer que esse curso seja reconhecido e valorizado. Além disso, os alunos precisam também se sentir parte do processo, participando de todas as oportunidades que a faculdade oferece.
Em quais horários o senhora está disponível para atendimento ao aluno?
R. Estou bastante aberta aos alunos e os mesmos podem me procurar via e-mail, redes sociais ou mesmo vindo até a sala da coordenação. Quanto aos meus horários de atendimento aqui na Toledo Prudente, são os seguintes:
Segunda-feira das 8h às 12h e da 19h às 22h40
Terça-feira das 13h às 17h e das 19h às 22h40
Quarta-feira das 8h às 12h
Quinta-feira das 8h às 12h
Sexta-feira das 13h às 17h e das 19h às 22h40h
Fale resumidamente sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente?
R. O Arquiteto Urbanista formado pela Toledo Prudente será preparado para atuar nas diversas atividades relacionadas ao planejamento físico de monumentos, de conjuntos arquitetônicos, de arquitetura paisagística e de interiores.
Visando atender a demanda do mercado, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente formará um profissional para atuação imediata no mercado de trabalho, fundamentada em uma sólida formação teórica associada à prática exercitada ao longo do curso.
Vale ressaltar ainda, que o curso conta com o suporte de biblioteca atualizada e laboratórios.
Como está o mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura e Urbanismo?
R. Hoje o profissional de Arquitetura tem um leque maior de atuação no mercado, que muitas vezes não se restringe somente à parte de projetos e de construção, mas também de gestão (de projetos, obras diretas e empreendimentos) e design de interiores. Além disso, estão surgindo mais vagas específicas para arquitetos em concursos públicos, o que pode também ser outra opção de carreira.
Outro diferencial, é que a partir da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o profissional formado na área é o principal responsável pela elaboração de um projeto, como por exemplo, de uma casa.
Qual perfil dos alunos de Arquitetura e Urbanismo?
R. Acredito que os alunos da Arquitetura e Urbanismo darão uma cara nova ao campus uma vez que tem um perfil bastante criativo e inovador.
Júlio Barrios
Possui graduação em Administração de Empresas pela Toledo Prudente Centro Universitário e graduação em Matemática pela Unesp. Especialista em Gestão de Pequenas e Médias Empresas, em Matemática para o Ensino Superior e Mestrando em Matemática pela Unesp.
Quais suas metas pessoais frente à coordenação do curso?
R. Este ano nossos alunos prestarão a prova do ENADE, e uma das metas é conseguirmos manter a nota máxima (5) obtida no último exame.
Em quais horários o senhor está disponível para atendimento ao aluno?
R. No período da manhã estarei as segundas e quintas-feiras. Já no período da tarde o atendimento poderá ser realizado de segundas, terças e quartas-feiras. Já no período noturno o atendimento será de quintas e sextas-feiras.
Além de virem pessoalmente à coordenação, os alunos poderão manter contato através de e-mail e das redes sociais.
Fale resumidamente sobre o curso de administração da Toledo Prudente?
R. É um curso dinâmico, onde nosso aluno tem uma visão de todas as etapas dentro de uma empresa, habilitando-o a exercer atividades de Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle. Tudo isso com o apoio de um corpo docente com grande experiência.
Como está o mercado de trabalho para o profissional formado em administração?
R. Mesmo com a grande oferta de profissionais que se formam todos os anos nas faculdades, a demanda do mercado ainda é alta. Enquanto existirem empresas, haverá a necessidade de contratar administradores para gerir os diversos departamentos de uma empresa e lhe garantir competitividade e lucros.
Qual perfil dos alunos de administração?
R. O perfil não é exatamente igual em todas as carreiras da área. Ser empreendedor é uma característica presente em muitos alunos. Outros são mais técnicos com grande habilidade para organização, controle e cálculo e não almejam montar um negócio próprio. Um bom administrador deve também ser flexível, ter facilidade para se adaptar a ambientes e aos estilos das pessoas.
Marcos Fróis
Graduado em Engenharia Civil e Arquitetura, possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de São Carlos e Arte e Educação pela Unesp. Atualmente é Mestrando em Meio Ambiente. Sócio proprietário de construtora com 25 anos de experiência na elaboração de projetos e obras residenciais, comerciais, industriais, religiosas e institucionais.
Quais suas metas pessoas frente à coordenação do curso?
R. Após esse período de implantação do curso, a meta é torna-lo um dos melhores cursos de Engenharia Civil do Estado de São Paulo. Para isso, estamos planejando uma série de atividades como palestras, simpósios e outras que vão dar visibilidade ao curso e garantir uma qualidade no ensino, o que é uma marca da Toledo Prudente.
Em quais horários o senhor está disponível para atendimento ao aluno?
R. Os alunos podem agendar atendimento com as secretárias da coordenação ou ainda, entrar em contato através dos e-mails coord.eng.civil@toledoprudente.edu.br ou marcos.frois@toledoprudente.edu.br. Confira os horários:
Segunda-feira das 11h às 13h e das 16h às 20h
Terça-feira das 11h às 13h
Quarta-feira das 14h às 16h
Quinta-feira das 18h às 22h
Sexta-feira das 16h às 22h
Fale resumidamente sobre o curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente?
R. O curso está estruturado para cumprir o determinado pela legislação vigente, com o diferencial de fazer que os alunos tenham desde o primeiro semestre uma disciplina de fundamentos e prática profissional que objetiva formá-lo com maior conhecimento prático neste aspecto. Além disso, as aulas teóricas serão ricas em conteúdos para fundamentar a prática. O corpo docente é altamente qualificado e os professores, além de possuírem experiência na área, são em sua maioria formados em engenharias.
Como está o mercado de trabalho para o profissional formado em Engenharia Civil?
R. Está aquecido porque o país vive uma expansão na construção civil. Os formados em Engenharia Civil podem trabalhar em elaborações de projetos, planejamento de obras e outros setores. Além disso, é possível ainda se especializar em áreas de atuação específicas como hidráulica, saneamento básico, comercial e outras.
Qual perfil dos alunos de Engenharia Civil?
R. Os engenheiros são, por definição, pessoas de raciocínio lógico e habilidade em cálculos matemáticos prontas para solucionar problemas. Outra capacidade de seu perfil é a de saber transferir as ideias da prancheta para o mundo real, transformando números em processos eficientes e produtos funcionais. Mas não basta ser bom apenas em exatas. Atualmente, não é só gostar de física e matemática. O estudante precisa gostar de cultura e conhecer sistemas econômicos.