Toledo recebe OAB Vai à Faculdade

09 | 10 | 2006

Da região de Presidente Prudente, a Toledo/PP foi a escolhida como pioneira para receber um novo projeto da Ordem dos Advogados do Brasil, através de sua Seccional do Estado de São Paulo, “OAB Vai à Faculdade” que conta com a participação de advogados voluntários que vão levar e debater conceitos básicos referentes à ética, prerrogativas profissionais dos advogados e Exame de Ordem com os estudantes de Direito do Estado de São Paulo, nas 213 instituições de ensino superior, públicas ou privadas.

“A idéia é atingir 300 mil alunos do Estado de São Paulo e decidimos começar pelo interior. Escolhemos a Toledo/PP por ser a Faculdade de Direito mais representativa da região”, contou o presidente da comissão organizadora do projeto, o advogado Alessandro Rostagno.

Assim, no dia 9 de outubro, às 19h, haverá uma apresentação do referido projeto no Salão Nobre da Toledo. O evento é destinado aos alunos dos 4º e 5ºs anos de Direito, mas é aberto a todos e a entrada é gratuita.

“Este projeto tem por objetivo, dentre outros, em vista da ausência da disciplina de ética, na maioria das grades curriculares das faculdades, transmitir ao aluno os principais conceitos relativos a esta área. O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP tem punido de maneira rigorosa os advogados, cuja conduta fere a dignidade da profissão. O estudante tem de conhecer a importância da ética no exercício profissional. Outra questão importante são as prerrogativas profissionais, que não constam das disciplinam que congregam as matrizes curriculares. Se o advogado não conhece seus direitos, não pode defender os direitos dos cidadãos. Prerrogativas profissionais não são privilégios, mas sim, conjunto de direitos estabelecidos em lei para o pleno exercício da advocacia que, por sua vez, garante os direitos da cidadania”, explicou Alessandro, acresentando “Quanto ao Exame de Ordem, é fundamental esclarecer os estudantes de Direitos sobre a referida prova, cujo índice de aprovação está reduzido a 20% dos inscritos. O Exame de Ordem é criterioso, mas não é elaborado para reprovar. Na verdade, os concursos para a magistratura e Ministério Público reprovam muito mais. Sem dúvida, a má qualidade do ensino jurídico se reflete diretamente no índice de reprovação de inscritos nos exames da OAB, que apenas vai aferir se o bacharel reúne condições profissionais mínimas para atuar, uma vez que terá em suas mãos os bens maiores da criatura humana: a liberdade, o patrimônio, a honra”.

Esse debate tem por objetivo alertar os estudantes para as grandes questões que envolvem o futuro exercício da profissão que será abraçada pelos estudantes de direito, permitindo uma visão ampla das grandes questões que envolvem o exercício profissional e da própria instituição. Por tudo isso, a OAB vai à Faculdade e quer chamar a sua atenção visando a projeção de todos esses ideais.

O projeto é integrado por uma comissão coordenada pelos advogados Alessandro Rostagno (presidente), Braz Martins Neto, Ivette Senise Ferreira e Mário de Oliveira Filho, como vice-presidentes.

Reunião – No mesmo dia, porém no período da manhã, a comissão deste projeto vai participar de uma reunião na OAB de Presidente Prudente, onde estarão presentes todos os coordenadores de cursos de Direito das Faculdades da região.

Nesta reunião eles vão eleger uma comissão para executar atividades semestrais nas faculdades de Direito sobre os três assuntos do projeto que são: ética, prerrogativas e exame da OAB.

Esta comissão será composta por três professores de cada faculdade de Direito, indicados pelo coordenador e três advogados selecionados pela OAB da região.

“Nada melhor do que preparar nossos futuros advogados e profissionais do Direito do que no berço escolar”, finalizou Alessandro.

Serviço – Mais informações pelo (18) 3901-4000.

Na foto está o presidente da comissão do projeto, Alessandro Rostagno