Toledo terá representantes no Conpedi Nacional

17 | 10 | 2014
Paulo Sereguetti
Paulo Sereguetti
Após ter participado do I Encontro de Internacionalização em Barcelona, realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), a Toledo Prudente Centro Universitário também integrará o XXIII Congresso Nacional, organizado pelo mesmo órgão em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas – Mestrado e Doutorado da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que acontecerá em João Pessoa – PB entre os dias 5 a 8 de novembro. 
 
Na oportunidade, a Toledo Prudente será representada pelos professores Sérgio Tibiriçá, Ana Laura Martelli, Fabiana Tamaoki , Gisele Marcato, Jurandir dos Santos, Mário Coimbra e Cristiano Rodrigues.
 
Neste ano, a temática do evento será ‘A Humanização do Direito e a Horizontalização da Justiça no século XXI’. 
 
Ana Laura conta que essa será a terceira vez que participa do evento.
 
“Participei do Conpedi de Curitiba, em junho de 2013 e após, do Conpedi em São Paulo, ocasião em que enviei dois artigos em co-autoria com a professora Gisele Marcato e agora, no Conpedi em João Pessoa, mais um artigo escrito em parceria com a Gisele”, explica.
 
 A professora comenta que anualmente esse conselho realiza dois grandes congressos que contam com a participação de pesquisadores de todo o país, de diversas instituições de ensino superior, públicas ou particulares. 
 
“Portanto, é um, se não o mais, importante evento nacional relacionado à pesquisa, abrangendo as mais importantes áreas do direito”, assegura.
 
Ana Laura e Gisele escreveram o artigo “Dever de Informação: Uma construção teórica propositiva da releitura do instituto”.
 
“O Código Civil foi construído sobre um tripé: sociabilidade, eticidade e operacionalidade. Dentro da eticidade, encontramos a Boa-fé, que preza pela confiança das relações e possui deveres anexos, justamente ai, encontramos o dever de informação. A maior parte da doutrina diz que a informação tem que ser clara, adequada e verdadeira, mas não existe fixação daquilo que se obrigado a informar. Assim, o artigo se propôs a discutir o conteúdo obrigatório do dever de informar, bem como as consequências do descumprimento”, afirma.
 
Ela acrescenta que os debates realizados no Conpedi são riquíssimos, com questões atuais e que muito acrescentam à formação.
 
“A alegria de participar do Conpedi será ainda maior, pois a Toledo Prudente estará em peso nos grupos de trabalhos, com vários professores da casa”, finaliza.
 
Sobre – Os encontros e congressos nacionais organizados pela Copendi objetivam integrar e divulgar as linhas de pesquisa e os trabalhos que são desenvolvidos nos programas de mestrado e doutorado.
 

ASSUNTOS
RELACIONADOS