Trabalhos científicos em Simpósio

18 | 05 | 2004

O III Simpósio Integrado da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente – FCEAPP, que teve início no último dia 17 de maio, no Tênis Clube de Presidente Prudente, conta com a apresentação de trabalhos científicos de professores e ex-alunos da Toledo/PP, selecionados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEPE – da faculdade.
Na segunda-feira, dia 17 de maio, foram apresentados os seguintes trabalhos: “Estratégias de gerenciamento e liderança para empresas de pequeno porte e micro empresas” – de Cristiane de Jesus Rodrigues (formada em Administração em 2003) e Adriano Marcos Fuzaro (formado em Ciências Contábeis em 2001 e aluno do 4º de Administração) e “A industrialização prudentina: teorias e conceitos” – de Adriano Amaro de Souza (formado em Economia em 2002). Nesse dia, José Carlos Barbieri, doutor em Administração pela FGV, realizou a palestra “Gestão Empresarial e Meio Ambiente”.
No dia 18 de maio, terça-feira, os alunos Aline de Souza, Carla Taiza Bueno Baldacim, Elizângela Cristina Gomes de Souza, Valéria de Souza e Williana Balbino Molina Martins – 5º ano de Economia e Paulo Henrique Yassuo Funada – 4º ano de Economia, apresentaram o trabalho “A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o Orçamento Público de Presidente Prudente no período de 1999 a 2001”, e Adriano Marcos Fuzaro (formado em Ciências Contábeis em 2001 e aluno do 4º de Administração), apresentou o trabalho “Empreendedorismo no processo de constituição de micro ou empresas de pequeno porte”. O empresário rural Jovelino Carvalho Mineiro ministrou a palestra “Agronegócios: uma alternativa ao desenvolvimento regional”.
Nessa quarta-feira, dia 19 de maio, o professor do curso de Administração, Oscar Massaru Fujita, apresentará o trabalho “A ação docente na formação do administrador de empresas”, e Adriano Marcos Fuzaro apresentará o trabalho “Novas perspectivas na didática do professor universitário na disciplina de Contabilidade nas faculdades e universidades de Presidente Prudente e região: algumas considerações”. Ainda na quarta-feira, o contabilista e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade – CRC-SP, Marcelo Monello, encerrará o III Simpósio Integrado com a palestra “Oportunidade de trabalho no Terceiro Setor”.
O evento está sob a organização das comissões de formatura do 4° ano do curso de Ciências Contábeis, do 4º e 5º anos do curso de Economia e do 3º ano A de Administração da Toledo/PP e tem o apoio da faculdade, da Empresa Júnior Toledo – EJT e do D. A. “Visconde de Mauá”. A apresentação dos trabalhos científicos tem início às 18h e, as palestras, às 19h.