O fim de ano chegou e, com ele, veio também uma inflação na cesta básica em Presidente Prudente. Na pesquisa feita em sete mercados de Presidente Prudente, o IPT (Índice de Preços Toledo) notou um aumento de 1,74% no valor total da cesta básica.
Com isso, o consumidor que gastava R$ 953,46 para comprar a cesta, em Prudente, no final de Dezembro gasta em média, R$ 970,03.
A inflação pode ser notada principalmente no grupo de alimentos, já que o mesmo apresentou uma inflação de 2,33%. Nele, destaca-se a batata (kg) com aumento de 24,85% e o leite de saquinho tipo B com acréscimo de 19,31%.
Em contrapartida, o grupo de artigos de limpeza apresentou uma deflação de 2,04%, com destaque para o desinfetante (fragrância pinho/500ml) que teve baixa de 10,16% e o sabão em barra (5 unidades) com uma diminuição de 3,63%.
Seguindo a tendência de baixa o grupo de higiene pessoal também apresentou uma deflação de 0,59%, onde o shampoo (340-350ml) teve decréscimo de 8,96% e o desodorante spray (90-100ml) com redução de 0,99%.
É sempre válido lembrar que, devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como a margarina (500g) que variou entre R$ 2,98 e R$ 9,78, resultando numa diferença de 228,19% e o absorvente aderente (8 unidades), que foi de R$ 1,89 à R$ 5,95, com uma diferença de 214,81%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 50%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 442,25. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 294,38, economizando assim, R$147,87.
A pesquisa teve a participação de 03 alunos da Toledo Prudente: Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Victória Gonçalves Trevizan.
Sobre o IPT
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criado em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.