V Simpósio foi um sucesso

11 | 05 | 2006

Terminou, na noite do dia 10 de maio, o V Simpósio Integrado da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente que contou com a organização e colaboração da Empresa Júnior Toledo, Diretório Acadêmico Visconde de Mauá, Comissões de Formatura do 3º ano de Administração, 4º ano de Ciências Contábeis e 5º ano de Ciências Econômicas.

Cerca de 500 pessoas passaram pelo evento por dia. O último dia teve primeiramente mais um módulo do NETwork com o gestor de estágio da Toledo, Fábio Ibanhez Bertucchi, em seguida, teve o sorteio de alguns brindes e, depois, foi realizada a palestra com o diretor de planejamento da Gol Linhas Aéreas, Maurício Emboaba que falou sobre “Estratégia na Prática – Caso GOL”. “Quando lançamos a Gol, em 2001, fizemos um planejamento enfatizando que até 2010 seríamos reconhecidos como a empresa que popularizou o transporte de alta qualidade, com baixo custo, na América do Sul. Mas, em 2005, esse planejamento já foi cumprido e ao sermos reconhecidos como tal, efetivamente já traçamos novos planos. E é assim que funciona uma empresa, tem que ser feito um planejamento estratégico anual, um Bussines Plan mensal e um estudo de viabilidade econômica diário. Dessa forma, podemos saber como anda nosso negócio e o que devemos fazer, lembrando se sempre que a chave do nosso plano é fazer o simples”, destacou Maurício.

Em seu discurso, ele destacou as principais vantagens competitivas da empresa que são a administração experiente, as baixas tarifas e as altas rentabilidades. “Trabalho sempre pensando em motivar nossos funcionários com uma cultura única por meio do qual aprendemos a quebrar os paradigmas. Mas o que inventamos foi muito pouco, um pouco mais adaptamos e muito a gente teve a humildade de ir até os países de primeiro mundo para aprender”.

Com todos os dados, Maurício conseguiu mostrar alguns dos segredos do sucesso de uma empresa de apenas cinco anos de existência, com números reais e sedutores e que crescem cada dia mais com saldos milionários, em meio a tantas que estão em processo de decadência.
“A palestra foi muito boa, ele deu uma visão bem focada na questão do Planejamento Estratégico e mostrou que, em cima dos bons resultados que obtiveram, fizeram novos planos, que são sempre os mais simples. Todas essas informações, sem dúvida nenhuma, abrem nossa visão e nos mostram que é possível, nos dias de hoje, alcançar um crescimento. Gostaria também de aproveitar e parabenizar a organização do evento, que foi excelente”, disse o aluno do MBA em Gestão Empresarial da Toledo, o comerciante Cláudio Roberto de Oliveira Muchiutt.

“A palestra de hoje foi excelente, ela veio fechar os outros temas que foram ministrados. Em Prudente somos muitos carentes deste tipo de evento, com esse nível e essa qualidade, foi muito bom ter participado, nos traz muita experiência nova”, salientou Ubirajara Veneziane, da PrudenPlast.

Para os organizadores, o Simpósio também foi de muita valia. “O que mais me chamou a atenção neste ano é que, além dos alunos, participaram do Simpósio muitos ex-alunos, alunos da Pós-Graduação e profissionais. Acredito que seja pelo tema, que é bem atual e o que define o sucesso das empresas, o Planejamento Estratégico. O Simpósio foi um sucesso, pois um palestrante completou e exemplificou o que o outro havia dito. Para 2007, vamos repetir o que fizemos este ano. Para definir o tema do evento, será feita uma pesquisa com os alunos dos três cursos, a fim de ver a área de interesse e buscar um tema bem atual que seja condizente com a realidade do mercado”, concluiu o Coordenador da EJT e assessor acadêmico da Toledo, Ronaldo Machado.

Ao final do evento teve um coquetel.

Os organizadores agradecem o apoio dos Colaboradores do V Simpósio Integrado das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo que são:

Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo
Terra Parque Eco Resort