Violência sexual contra criança é tema de evento na Toledo

09 | 05 | 2017
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Acontece no próximo dia 18 de maio, das 8h às 12h, um debate com tema “A particularidade do agente agressor sexual contra crianças e adolescentes”. Profissionais de diversas áreas participarão do evento. 
 
 
O debate é alusivo ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” criado em 2000. O evento é organizado pelo CREAS de Presidente Prudente em parceria com o curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário.
 
De acordo com o Disque 100, mais de 17,5 mil crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de violência sexual no Brasil em 2015, quase 50 por dia durante um ano inteiro. 
 
De acordo com a assistente social que organiza o evento, Andreia da Silva Almeida, o dia é de lembrar as centenas de casos de abusos contra as crianças e adolescentes. “Esse dia é uma oportunidade de trazer à tona esse tema e envolver toda a sociedade para quebrar esse clico de violência”.
 
Andreia conta ainda que essa ainda é uma realidade oculta, isso porque muitos casos nem chegam a ser denunciados. No entanto, o abuso é presente na vida da criança.
 
Além da assistente social, compõem as discussões neste dia o psicólogo com mestrado em educação, Alex Pessoa e o Defensor Público, Orivaldo Junior. 
 
No dia, será apresentado um panorama da realidade das crianças atendidas pelo CREAS em Presidente Prudente. 
 
Sobre a data – Caso Araceli: no dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. Por esse motivo, o dia 18 é lembrado como o dia contra o abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes.