Visita e apresentação de teatro

27 | 10 | 2006

O grupo de teatro da Toledo/PP, Café Expressão, formado pelas alunas da Toledo, Luara Rocco Leite, Verônica de Abreu Dias Martins e Danielle Fernanda Bratisfisch e pela estudante de Comunicação Social Carolina Mendes, se apresentou na faculdade no dia 27 de outubro em dois horários: às 8h e às 19h.

A peça leva o nome “Soltando o Verbo”, com autoria de Zé Carlos de Andrade. Trata-se de uma colagem de textos de vários autores que mostra os diferentes gêneros literários, sem didatismo, de uma forma leve, engraçada e poética, sendo bastante indicada para estudantes, principalmente os do Ensino Médio e os que farão vestibulares, embora seja destinada a todos.

“Tratamos a literatura brasileira desde o Quinhentismo dos jesuítas, passando pelo Romantismo e pelo Modernismo até a arte Pós Contemporânea atual. Assim, encenamos textos de autores como Clarice Lispector, Jorge Amado e Ariano Suassuna. Foi uma ótima apresentação, que evocou nos jovens uma certa insatisfação e alimentou a vontade de ler”, explicou o professor de Teatro da Toledo/PP, Luís Chagas.

Foram seis meses de ensaio, com estudos de textos e interpretação que para as alunas/atrizes teve muita compensação. “Foi tudo mágico, maravilhoso, parecia até mentira. Adorei trabalhar com o Chagas e com as meninas e o resultado foi muito legal”, falou Danielle.

“Este ano já estava mais segura e foi mais fácil encenar. Gostei muito da peça e da nossa apresentação”, contou Verônica que faz parte do grupo de teatro da Toledo/PP desde o ano passado.

“Gosto muito de fazer teatro e pretendo continuar nesse grupo. Foi uma peça bem interessante com um texto bem legal”, disse Luara. Caroline é a única que não estuda na Toledo/PP, mas ela afirmou ter ficado muito satisfeita em fazer parte desse grupo.

“Adorei as apresentações, faz tempo que faço teatro e gosto muito. Quanto ao grupo, foi muito legal, tivemos um ótimo entrosamento o que é fundamental para que tudo saia bem”.

Cerca de 200 alunos dos 2ºs e 3ºs do Ensino Médio de escolas estaduais e particulares de Presidente Prudente, entre elas, Tannel, Sarrion, Átomo e Cristo Rei, estiveram na faculdade nos períodos em que apeça foi apresentada.

Depois da apresentação, todos participaram da Visita Agendada Toledo, onde puderam conhecer as instalações da faculdade e bater um papo com alguns professores sobre profissões, carreiras, estágio e mercado de trabalho.

“O que mais gostei desse teatro é que mostrou a nossa realidade na língua portuguesa e forneceu dados que nos serão úteis no vestibular. Quanto a Toledo, gostei muito de conhecê-la, possui uma excelente infra-estrutura”, disse o estudante Tiago Luís Tomazin, de 17 anos.

“A peça foi muito legal, gostei bastante. E adorei poder conhecer melhor a Toledo, pois eu só conhecia a parte da frente. É uma faculdade bem estruturada e com bastantes recursos”, falou a estudante Caroline Bonfim Coelho, de 17 anos.

“O que mais gostei foi de poder conhecer mais sobre o curso de Serviço Social”, ressaltou a estudante Mariana Proença, de 18 anos.

“Uma peça bem diferente e que prendeu nossa atenção, além do que, foi bem engraçada”, disse o estudante Vinícius Ulian, de 18 anos.

“Adorei a peça, pois além de ser o que estou estudando, gosto muito de poesias e essas tratadas na peça ajudam os jovens a serem mais comunicativos e expressarem seus sentimentos”, ressaltou a estudante Camila Viana, de 16 anos.

“Muito interessante esse trabalho da Toledo. Primeiro o teatro, muito legal a seqüência das obras que chamou muito a atenção de todos, já que são temas da literatura brasileira muito focadas com o que cai no Vestibular. E segundo, a visita teve um grande peso o que me faz concluir que é muito melhor esse tipo de ação em que os alunos vêm até a faculdade, conhecem de perto o espaço, do que como fazem outras instituições que vão até nossas escolas fazerem palestras”, salientou a professora de Português do Sarrion, Nanci Moreira.

A Visita Agendada Toledo é uma oportunidade que a faculdade oferece aos estudantes para conhecerem melhor a instituição. Por meio dela, pode-se conhecer a estrutura da Toledo, conversar com professores e coordenadores e saber o que a faculdade oferece.

As escolas e os estudantes interessados em conhecer a faculdade devem entrar em contato com o Departamento de Marketing da Toledo/PP pelo (18) 3901-4000.