Visitas a propriedades rurais

13 | 11 | 2003

Alunos do 4º A de Administração visitaram propriedades rurais, no dia 25 de outubro, nos municípios de Herculândia e Bastos (SP), acompanhados do professor da disciplina Agribusiness, Douglas Fernandes, para verem de perto a metodologia aplicada pelos produtores.
Na Fazenda São José, em Herculândia, de propriedade de Sérgio Sato, os alunos tiveram conhecimento da técnica utilizada em manejo de pastagem, pelo produtor de gado de corte, associada à técnica de gerenciamento de capital de giro, aplicada à pecuária de corte. A Fazenda São José possui uma área de 160 alqueires e é tida como modelo nesta atividade, naquela região.
De Herculândia os alunos seguiram para o Laboratório de Patologia Avícola de Bastos, onde foram recepcionados pela médica veterinária Nilce Maria Gama Queiroz, coordenadora do local. “Este é o único laboratório do país, especializado em avicultura de postura”, explicou o professor Douglas. Os alunos conheceram as instalações e puderam ter acesso as diversas pesquisas realizadas com aves produtoras de ovos.
“Conhecida como a capital do ovo, Bastos tem um plantel de cerca de 8 milhões de aves, com uma produção de 4,2 milhões de ovos por dia. O município é responsável por 26,5% da produção de ovos do Estado de São Paulo e 10,5% da produção do país”, contou Douglas.
“Visitamos ainda uma propriedade produtora de leite, com uma área de 2,3 alqueires, que aplica a mesma metodologia da Fazenda São José. Esta propriedade é acompanhada pelo Projeto de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Estado de São Paulo e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, de São Paulo”, finalizou o professor.