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2 Anos

Noturno

50 vagas

R$ 697,80

(1º termo)
* valor referente a 2018

Sobre o curso

Empreendedor, inovador e totalmente tecnológico! Assim é o curso de Marketing que a Toledo Prudente Centro Universitário oferece.

Inovador, porque o curso oferece conteúdo teórico e prático para que os alunos introduzam novos produtos ou serviço, métodos de produção e novos negócios. Os tópicos acima constituem o cotidiano do profissional de Marketing.

Empreendedor, porque o curso de Marketing da Toledo Prudente oferece condições para uma formação sólida, tornando os alunos em novos profissionais pró-ativos em seus ambientes de trabalho, transformando a realidade dos negócios em que está inserido e oferecendo à sua marca e organização, a possibilidade de se destacar no cenário nacional.

Por fim, o Marketing é essencialmente tecnológico porque coloca os alunos e profissionais em contato com softwares de análise de dados, Big Data, planejamento e estratégia, plataformas para desenvolvimento de mensagens e campanhas e também aplicativos para compra e exposição da marca. Esse contato constante com as tecnologias existentes é um grande diferencial desse profissional e favorece muito a sua atuação profissional.

Se você pensa em fazer o curso de Marketing e está no Brasil, pode se sentir privilegiado. Em outros países, para atuar em carreiras de Marketing você teria que fazer Administração ou outros cursos da área de negócios.

Mas afinal, Marketing é propaganda? Embora esteja de mãos dadas com os cursos de comunicação e negócios, a faculdade de Marketing se propõe a formar profissionais capazes de atuar em vários setores e com habilidades de gestão de marketing, planejamento, estratégia, criação e análises.

Para ficar ainda mais claro, a Associação Americana de Marketing o define da seguinte maneira “Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”.

Mercado de Trabalho

A grade curricular do curso de Marketing da Toledo Prudente está organizada e segue uma lógica de modo a fundamentar a relação entre os objetivos do curso e a oferta de mão-de-obra qualificada para atender as necessidades de mercado alvo.

Embora o profissional de marketing tenha mais de 50 possibilidades de atuação e diversos tipos de marketing, algumas delas se destacam, seja pela vasta oferta de postos de trabalho ou pelas possibilidades de atuação. Confira algumas possibilidades táticas, operacionais e estratégicas:

Comunicação Corporativa: o profissional de marketing realiza ações e produz material de comunicação voltado para o público interno de uma empresa ou em outros casos para meios de comunicação.

Pesquisa de Mercado: nesse contexto o profissional obtém dados sobre os potenciais clientes, os hábitos de consumo, identifica necessidades e desejos e o impacto da chegada de um novo produto ao mercado.

Mídias Sociais: nessa função o profissional de marketing vai desenvolver as marcas no ambiente digital, se relacionamento com clientes e procurando engajamento dos mesmos. O famoso marketing digital nas redes sociais.

Consultor de Marketing: atua de maneira holística no processo de desenvolvimento mercadológico das organizações, avaliando e propondo novos posicionamentos e estratégias de marketing.

Gestor de Marcas: sua principal atuação é a estruturação e manutenção das estratégias de uma marca e a sua interação com o público-alvo.

E porque não falar do marketing pessoal? Essa tem sido umas das áreas mais procuradas por artistas, políticos e outros.

Esses são apenas alguns caminhos que devem ser trilhados pelo aluno de marketing.

E como sabemos que você vai ficar curioso, eu vou te fazer um desafio! Acesse plataformas de emprego, como por exemplo Linkedin e Catho, e faça uma pesquisa simples sobre vagas para marketing... você vai se impressionar com a quantidade de vagas existentes.

Diferenciais da Toledo Prudente

O curso de Marketing da Toledo Prudente pretende tornar o aprendizado dos alunos significativo e realmente modificador, tornando o sujeito que aprende em um profissional com o perfil que ele almeja.

Durante a graduação em marketing, os alunos terão uma formação holística, centrada na compreensão da relação mercadológica que é de onde irá derivar as habilidades e competências para atuação profissional.

Pensando nisso, em 2018 a Toledo Prudente reformulou a matriz curricular do curso e tornou-a mais próxima das expectativas e anseios do mercado de trabalho para marketing, que por sinal, passa por constantes e profundas mudanças.

O curso oferece ainda uma série de atividades extracurriculares, todas integradas ao Projeto Toledo 4.0 Prudente que tem como objetivo incentivar os alunos para atitudes inovadoras, empreendedoras e tecnológicas.

O “Eu no futuro” oportuniza os alunos a terem contato com os profissionais que já atuam na área de Marketing, podendo assim conhecer as demandas das empresas, os desafios e a realidade do mercado de trabalho.

Restaurantes, sorveterias e hamburguerias são sempre os lugares escolhidos para o “Bate Papo com o Coordenador”. Esse projeto, além de analisas cases de grandes empresas e aproximar ainda mais os alunos do coordenador do curso, visa ainda fazer com que os alunos percebam ainda mais suas capacidades.

“O Atualizador” é a newsletter (revista) mensal e visa a construção e o compartilhamento de referências do corpo docente dos cursos.

Já no “Marketing Week”, a ideia é proporcionar uma vivência real aos alunos e, dessa forma aplicar os conteúdos aprendidos em sala junto com empresários da cidade e região.

Você gosta de viajar? O “Marketing na mala” é uma visita técnica que o curso de Marketing realiza em empresas e setores de marketing. Dessa forma é possível ampliar os horizontes e conhecer muitos negócios, marcas e realidades que são usadas como exemplo em sala.

Estruturalmente, o curso está divido em 4 grandes projetos, um para cada semestre, isso porque a faculdade de marketing é de dois anos. Ao ingressar no Marketing da Toledo Prudente o aluno terá uma série de disciplinas e projetos sobre gerenciamento. No primeiro termo, o desafio é olhar para um negócio já existente e propor estratégias para mantê-lo competitivo.

No segundo termo, os alunos estarão focados em aprender e criar projetos voltados para se conectar com a satisfação do consumidor. Para isso serão estudados conteúdos como público alvo, comportamento do consumidor, gestão de marcas e outros. Neste semestre os alunos irão desenvolver um projeto prático de análise e construção de uma tendência de mercado.

Entregando valor! Esse o foco das disciplinas e projetos dos alunos ao chegarem no terceiro termo. Os conteúdos mais aprofundados darão condições aos alunos a agregar valores às marcas e serviços. Nesse semestre os alunos serão desafiados a adotar um produto que está mal desenvolvido no sentido mercadológico e propor melhorias e atualizações na embalagem, marca, posicionamento, canais e outros.

No quarto e último semestre, o aluno trabalhará com o conceito de marketing e da comunicação de valor. Entre as atividades deste semestre, os alunos de Marketing terão que propor a criação de uma nova mídia e desenvolver estratégias e um plano de comunicação. Eles irão ainda implantar e mensurar os resultados.

Perfil

Ao final do curso de Marketing, os egressos terão competências profissionais para atuar no desempenho das funções relativas ao profissional de marketing, seja ela o planejamento, análise, desenvolvimento estratégico, implementação ou aprimoramento das ações de um setor, marca ou produto.

Em resumo, esses profissionais trazem consigo mesmo as capacidades latentes de questionar, analisar, avaliar, liderar, inovar, ser dinâmico, reflexivo, resiliente, criativo e autônomo.

O profissional de marketing formado pela Toledo Prudente estará habilitado para observar o mercado alvo, a organização e a compreender a sua amplitude cultural e multidisciplinar. Assim, estará apto a coletar informações, desenvolver análises, apontar indicadores globais de mercado, avaliar os processos de venda, observar a linha de comunicação da marca, avaliar situações, propor soluções mediante a problemas e criar planos e estratégias assertivas que façam a marca, empresa ou produto se posicionar ou reposicionar diante de seus clientes.

Dois públicos concorrem às vagas desse curso. Enquanto os mais jovens vêm atraídos para entender a relações empresariais e em busca de mais soluções tecnológicas e inovadores, o segundo grupo é constituído por pessoas que trabalham em empresas de médio porte ou são os próprios donos. Essa turma, chega sedenta de informação e querendo aplicar todos os conhecimentos em suas atuações.

Porém, algumas qualidades os grupos têm em comum. Os interessados no curso de Marketing, em sua maioria, são super comunicativos, possuem bom relacionamento, são líderes e tecnológicos, adoram correr riscos e praticar, colocar a mão na massa. Por isso, o curso de Marketing da Toledo Prudente investe e muito em atividades práticas que estão relacionada à teoria da sala de aula e a expectativa do mercado.

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corpo docente

nota enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados

O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Valores Referentes a 2018

Período Termo Investimento
Noturno R$ 697,80
Noturno 2º e 3º R$ 697,80
Noturno R$ 767,58
Disciplinas Termo C / H
Data Science e Previsão de Demanda 1 60
Estratégia e Plano de Marketing 1 60
Marketing Management 1 60
MKT LAB: Designing Inovative Business 1 120
Pesquisa de Marketing 1 120
Branding e DNA de Marca 2 60
Criando Relações de Lealdade 2 60
Dinâmicas Competitivas 2 60
MKT LAB: Market Analysis 2 120
Segmentação e Seleção do Público Alvo 2 60
Canais Integrados de Marketing 3 60
Comunicações Integradas de Marketing 3 60
Design da Estratégia de Produto 3 60
Estratégias de Precificação 3 60
MKT LAB: Product Development 3 120
Análise de Mercados Organizacionais 4 30
Design da Estratégia de Serviço 4 60
Eletiva 4 30
Mass Midia Management 4 60
MKT LAB: Strategic Marketing Communication Planning 4 120
Novas Mídias e Mobile Marketing 4 60
NOTURNO
  1ª Aula
19h00
2ª Aula
19h50
3ª Aula
21h00
4ª Aula
21h50
2 ª feira Segmentação e Seleção do Público Alvo Segmentação e Seleção do Público Alvo Criando Relações de Lealdade Criando Relações de Lealdade
3 ª feira Dinâmicas Competitivas Dinâmicas Competitivas Branding e DNA de Marca Branding e DNA de Marca
4 ª feira MKT LAB: Market Analysis MKT LAB: Market Analysis MKT LAB: Market Analysis MKT LAB: Market Analysis
5 ª feira Branding e DNA de Marca Branding e DNA de Marca Dinâmicas Competitivas Dinâmicas Competitivas
6 ª feira Segmentação e Seleção do Público Alvo Segmentação e Seleção do Público Alvo Criando Relações de Lealdade Criando Relações de Lealdade

Leonardo Ribelatto Lepre

Pesquisador do comportamento do consumidor na linha de estratégias de mercado e competitividade e é nesta área que faz seu doutorado na Fundação Educacional Inaciana "Padre Sabóia de Medeiros". É mestre em educação onde investigou a comunicação e a mídia como parte relevante no processo educacional. Além da atuação na docência também coordena as ações de marketing para a agência de inovação, empreendedorismo e startups do Centro Paula Souza para o Estado de São Paulo. É consultor de marketing com foco no desenvolvimento de análise do comportamento e estratégias de comunicação mercadológica. É integrante do grupo de pesquisa comportamental da FEI."

Horário

de atendimento

agende um horário

  SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
Manhã 07:45 - 12:30 - 07:45 - 12:30 - 07:15 - 12:30
Tarde - - - 12:45 - 19:00 -
Noite - - - - -

Sistema de Avaliação de Aprendizagem

Frequência escolar
É condição para aprovação do aluno, a sua presença a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e às demais atividades programadas. É vedado ao aluno o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
 
Aproveitamento escolar
O aproveitamento do aluno, no semestre, será aferido por meio de uma prova, individual e escrita,  expressa em nota com grau numérico variando de zero a sete mais a pontuação referente a outras atividades, a critério do professor,  valendo de zero a três, perfazendo um total de dez pontos, ou seja,  
Prova de 0 a 7,0 + atividades (0 a 3)
 
Critério de aprovação
Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova+atividades), no semestre,  igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75%. 
 
OBS:1) É promovido ao termo seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas cursadas, admitindo-se ainda a promoção com dependências.   
         2) Caso o aluno não atinja a nota 7,0 (sete) , no semestre, deverá se submeter a exame final conforme segue:
 
Exame final
O aproveitamento do exame final será expresso em nota com grau numérico variando de zero a dez.
O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e com nota de aproveitamento, no semestre, entre 3,0 e 6,99,  deve submeter-se a exame final. A nota mínima para aprovação no exame será  a média 5,0 (cinco), resultante da média aritmética entre o aproveitamento do semestre (nota da prova +atividades) e o exame final, considerada a média de aproveitamento final.
 
Aluno aprovado
Exemplo: Nota da prova+ atividades,  no semestre= 6,0 (seis) 
                 Nota do exame final                               = 4,0 (quatro)
                 Total                                                       =10,0 : 2= média 5,0 (cinco) 
 
Média final = 5,0 (aprovado com a média mínima) 
 
Critério de reprovação
1) Independentemente dos resultados obtidos pelo seu desempenho, será considerado reprovado na disciplina o aluno que não tiver comparecido a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
 
2) Será considerado reprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova + atividade), no semestre,  inferior a 3,0 (três).
 
3) Será considerado reprovado o aluno que, tendo realizado o exame final, não conseguir média cinco, nota mínima exigida para aprovação com exame final.
Exemplo: Nota da prova + atividades, no semestre = 6,0  (seis)
                 Nota do exame final                                 = 2,0   (dois)
                 Total                                                          = 8,0 : 2= 4,0 (quatro)                   
 
Aluno reprovado: Média final = 4,0 (não obteve média final mínima de 5,0, após a realização do exame final).
 
Prova repositiva
Ao aluno que deixar de comparecer a prova (0-7,0), é permitida a realização de uma prova repositiva de cada disciplina, por semestre, valendo de zero a 7,0 (sete),  desde que requerida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis antes da sua realização, que ocorrerá ao final de cada  semestre letivo. A nota obtida nas atividades  (0-3,0) deverá ser somada nesse momento. 

 

APRESENTAÇÃO

De acordo com o Art. 1º da RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017:

 

Compreende-se como atividade complementar dos cursos de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE, toda e qualquer atividade não incluída nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas da matriz curricular do curso, desde que adequadas à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional do futuro formando. 

 

 

Estão sujeitos ao cumprimento das Atividades Complementares todos os discentes, devidamente matriculados, como condição para a obtenção de aprovação final no curso e colação de grau. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 7º). Cada curso estabelece uma carga horária mínima a ser acrescentada à carga horária sub-total, conforme o quadro a seguir:

 

Curso

Carga horária

Administração

300h

Arquitetura e Urbanismo

180h

Ciências Contábeis

300h

Direito

280h

Economia

180h

Engenharia Civil

180h

Engenharia de Produção

180h

Gestão Financeira

100h

Marketing

100h

Serviço Social

240h

Sistemas de Informação

300h

 

As atividades Complementares deverão ser realizadas nas seguintes modalidades:

• Ensino;

• Pesquisa;

• Extensão.

 

Somente são objeto de pontuação as atividades constantes nos itens apresentados na Tabela de Atividades Complementares. Para obter informações mais específicas, consulte a tabela de seu curso:

 

Administração;

Arquitetura e Urbanismo;

Ciências Contábeis;

Direito;

Economia;

Engenharia Civil;

Engenharia de Produção;

Gestão Financeira;

Marketing;

Serviço Social;

Sistema de Informação.

 

Não serão computadas as atividades realizadas em período anterior ao início das aulas do 1º termo do curso de graduação, bem como aquelas cumpridas no período em que o aluno estiver com sua matrícula trancada, ou inativo por qualquer outra razão. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 14º).

 

O atendimento aos alunos para consulta e esclarecimento de dúvidas será:

 

 

  • Às segundas, terças e quartas-feiras, das 08h às 12h e das 13h às 17h (c/ Mariana Custódio);
  • Às quintas-feiras, das 08h às 13h (c/ Mariana Custódio);
  • Às sextas-feiras, das 12h30 às 16h30 e das 17h30 às 21h30 (c/ Mariana Custódio);
  • Aos sábados, das 09h às 12h (c/ Mariana Custódio).
  • De segunda à sexta-feira: das 18h00 às 22h00 (c/ Fernanda Oliveira – Secretária de Coordenação de Cursos).

 

 

Fone: (18) 3901-4000/(18) 99693-8222  – Ramais: 3989 (segunda e quinta-feira: ramal 3935 ) - Mariana Custódio ou 3916 - Fernanda Oliveira

e-mail: pos.analista@toledoprudente.edu.br

Coordenadora de Atividades Complementares: Mariana Custódio

Autorização: Portaria nº 454, de 25 de Setembro de 2008 – D.O.U. de 29 de Setembro de 2008.
Reconhecimento: Portaria Nº 297, de 9 de julho de 2013, publicado no D.O.U. de 10 de julho de 2013.
Renovação de Reconhecimento: Portaria Nº 265, de 03 de abril de 2017, publicada no D.O.U de  04 de abril de 2017.
 

Depoimentos Alunos