Jornada de Cinema

04/04/2003

A Jornada de Cinema da Toledo de Presidente Prudente, que seria realizada no dia 15 de março, acontecerá no próximo dia 12 de abril, sábado, no Anfiteatro "Dr. José Cupertino D'Arce", com o filme Abril Despedaçado, de Walter Salles Júnior, com Rodrigo Santoro, José Dumont, Flávia Marco Antonio, Luiz Carlos Vasconcelos e Ravi Ramos Lacerda.
A história acontece em abril de 1910. Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Dumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois : os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacú (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante (Flávia Marco Antonio e Luiz Carlos Vasconcelos) cruzam o seu caminho...
O filme Abril Despedaçado recebeu a indicação de melhor filme estrangeiro do Globo de Ouro e do Bafta ( Britsh Academy of Film and Televisio Arts), além de ter sido eleito um dos melhores filmes do ano pela National Board of Review e vencedor do prêmio Leoncino D'Oro - do Público Jovem do Festival de Veneza.
A Jornada de Cinema tem carga horária para atividade complementar. As inscrições realizadas anteriormente serão válidas. Para isso, é necessário confirmar presença no NEPE até o dia 09 de abril.