EJT pesquisa preços de chocolates

16/04/2003

A Empresa Júnior Toledo - EJT, realizou a coleta de Páscoa nos cinco maiores Supermercados de Presidente Prudente, no último dia 09 de abril.
Diante da tabulação e análise dos dados pode-se perceber um aumento de 38,19% nos preços médios dos ovos tradicionais comparado com a coleta de 2002. Percentual superior à expectativa da Associação Brasileira da Indústria do Chocolates, Cacau, Balas, Amendoins e Derivados - Abicab, de um aumento médio de 30% nos preços dos ovos de Páscoa, como conseqüência da variação cambial e da forte alta nos preços internacionais do cacau e do açúcar.
Dentre os produtos que contribuíram para essa elevação, pode-se destacar: Personalidade Taz 135g (68,80%), Crocante 240g (60,28%), Surreal 375g (58,64%) e Personalidades 200g (58,48%).
Também se pode comprovar com a pesquisa a necessidade dos consumidores pesquisarem os preços antes de realizarem suas compras, uma vez que entre os supermercados foram encontradas diferenças de preços de até 42,68%.
Três grupos de produtos foram incluídos na pesquisa desse ano: Colomba pascal, Barra de Chocolate e Caixa de bombom.
A coleta divulga apenas os preços dos produtos encontrados em dois ou mais estabelecimentos e todos os preços coletados obedecem à discriminação do código de barras, marca e peso do produto.
Colaboraram para a realização da coleta os alunos: André Luis Álvares Zampieri, Dayse Yuriko Sawada, Elizete D. S. dos Santos Maurício, Evandro Oscar Veloza Costa, Fernando Júlio P. Marcondes, Mariana Graci Rodela, Paulo Yukio Nakada, com coordenação da Diretora de Marketing da E.J.T. Érika Mayumi Kato e orientação do Economista Walter K. Dalari, da Supervisora de prática profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa e do Diretor Presidente da E.J.T. Aparecido Santos Tomazin Júnior.
Clique aqui e confira os preços dos ovos de Páscoa nos supermercados Carrefour, Luzitana, Nagai, Pastorinho e Rio Branco.