Debate sobre a guerra

23/04/2003

A Toledo/PP promoveu, no dia 22 de abril, um debate sobre o tema "A presença dos Estados Unidos no Iraque: Significações e Conseqüências", com a participação dos professores Andrea Pennacchi, Mário Coimbra, Sérgio Tibiriçá Amaral, Sílvio Martins Barbato, Wilson De Luces F. Machado e Sebastião Jorge Chammé.
Organizado pelo Grupo de Estudos de Sociologia Jurídica, formado por alunos do curso de Direito da faculdade, o evento foi dirigido a profissionais, universitários e comunidade em geral. Chammé, coordenador do Grupo, fez uma avaliação positiva do debate. Para ele, foi uma oportunidade de reunir alunos e professores para uma discussão aberta. "O debate serve de incentivo para que os outros grupos realizem eventos como este".
Segundo Chammé, ainda que a meta da discussão tenha sido E. U. A. x Iraque, extensivamente, foi possível fazer algumas avaliações nacionais, embora a questão não fosse especificamente Brasil. "Mas pudemos fazer essa ampliação. Foi uma discussão que nos permitiu relacionar os fatos que acontecem no mundo e os fatos que acontecem no Brasil. Ainda que distantes, pudemos discutir o potencial brasileiro dentro da esfera mundial, da globalização do mundo".
Devido à complexidade da discussão e o interesse real do assunto, foi possível que a platéia tomasse posição quanto à continuidade para a discussão de temas atuais e de interesse comum, como este.
"Foi muito interessante o debate porque foi uma idéia dos alunos de Direito, mas que agregou alunos de todos os cursos, ou seja, Administração, Ciências Contábeis, Economia e Serviço Social, dando ao evento a visão crítica de cada um e a percepção dos fatos, de acordo com o enfoque de cada área", concluiu Chammé.

Veja aqui as fotos do evento