ETIC traz novidades para edição de 2016

Nesta edição, evento acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro e receberá também inscrições para apresentação de produções técnicas, como softwares, maquetes, protótipos, manuais e outros

28/04/2016

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de integrar o Encontro Toledo de Iniciação Científica (ETIC) da Toledo Prudente porque não se identificam com  escrita científica, vem novidade por ai.

Nesta edição de 2016, o evento acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro e receberá também inscrições para apresentação de produções técnicas, como softwares, maquetes, protótipos, manuais e outros trabalhos dessa natureza. Os resumos das produções técnicas serão publicados nos anais do evento.

Aos que preferirem realizar a apresentação de produção bibliográfica, ou seja, artigos e resumos, poderão continuar submetendo os seus trabalhos para o Encontro Toledo de Iniciação Científica “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé” (ETIC).

Segundo o organizador do evento, o professor José Artur Gonçalves, a possibilidade de apresentação de produções técnicas tem o objetivo de contemplar outros públicos que talvez já tenham estes projetos e não sabiam da possibilidade de apresentação dos modelos em um evento científico.

“Além disso, é uma oportunidade para aumentarmos a quantidade de participantes e promovermos maior networking, item extremamente importante para o desenvolvimento de estudantes e profissionais atualmente”, explica Gonçalves.

Para o professor Eli Candido Jr (foto 1), a possibilidade de inscrever trabalhos técnicos práticos amplia a participação dos alunos, por exemplo no curso de Sistemas de Informação, cujos alunos já criam desde o primeiro termo, aplicativos para celular, websites e constroem robôs.

"Assim, o resultado desses trabalhos podem ser publicados no ETIC, garantindo que todos possam participar de um evento científico para compartilhar atividades que foram desenvolvidas no decorrer do semestre", diz.

O aluno do 1º termo do curso de Sistemas de Informação, Vinicius Nascimento Morato (foto 2 - ao meio) ficou empolgado com a novidade. Ele compõe um grupo de alunos que estão engajados na montagem de robôs para a competição que acontece anualmente na Toledo Prudente.

“Já finalizamos a estrutura dos robozinhos, agora estamos focados na definição dos comandos que vão ser dados por meio de um aplicativo de celular para que possamos promover a movimentação da unidade”, explica.

Segundo o aluno, poder fazer a apresentação de projetos práticos em um encontro anual científico é bastante pertinente, já que as possibilidades de visualização de alguns projetos são mais amplas por meio da apresentação física.

Sobre - O Encontro Toledo de Iniciação Científica “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé” (ETIC) é um evento anual e congrega os encontros de Iniciação Científica, Extensão Universitária e Iniciação Científica para o Ensino Médio.

Trata-se de um espaço privilegiado para a divulgação da produção intelectual de alunos e docentes da instituição de ensino superior, bem como para intercâmbio com pesquisadores e estudantes de outras instituições. Podem participar expositores e ouvintes.

Inscrições – Podem ser realizadas de 6 de junho até o dia 10 de agosto para ouvintes e expositores com custo de R$ 35. De 11 de agosto até a data da realização do evento, as inscrições serão aceitas para ouvintes, porém, com o investimento de R$ 40, sem direito a material de apoio. O prazo final para envio de artigos e resumos é 10 de agosto.