Serviço Social cria propostas para entidades e órgãos

29/04/2016

Doze instituições públicas e privadas de Presidente Prudente aceitaram receber propostas de intervenção dos alunos do sétimo termo de Serviço Social da Toledo Prudente. O objetivo da atividade é apresentar respostas profissionais a diversas demandas.

Juliene Aglio Parrão, coordenadora do curso, explica que durante seis meses os alunos identificaram objetos de estudo e criaram estratégias de ação. “A principal prioridade dos grupos é apresentar projetos viáveis e aplicáveis”, afirma. Apresentados em duas noites, agora os projetos são avaliados pelos professores do curso de Serviço Social e posteriormente entregues às entidades.

Juliene reforça ainda que durante os últimos cinco anos, diversos entidades da região de Prudente já receberam propostas de ações dos alunos da Toledo Prudente. “É muito gratificante quando recebemos a devolutiva das entidades informando que aplicaram o projeto e este já apresenta resultados”, finaliza.

Os projetos fazem parte de um trabalho interdisciplinar que contou com a colaboração das disciplinas de Gestão Social, Gestão de Pessoas e Sistemas de Informação.

Veja os títulos dos trabalhos apresentados em 2016!

* Tema: A inclusão da criança e adolescente com transtorno do espectro autista no ensino regular: desafios sob a perspectiva da família
Ana Paula Flávio, Camila Sousa, Danielle Amaral e Eliza Andrea Amorim

* Tema: Não acesso ao direito à educação infantil no município de Presidente Prudente
Caroline Simionato, Isabelle Almoli e Giovana Altomar

* Tema: Intervenção do serviço social junto a população em situação de rua atendida no serviço de acolhimento institucional do município de presidente prudente.
Bruna Viana, Evelyn Cano, Larissa Zulato, Patrícia Ribeiro e Thaisa Dias

* Tema: A Importância do Trabalho de Convívio e Fortalecimento de Vínculos com Crianças e Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social: Pobreza, Desemprego e Drogadição.
Maithe Ferreira e Fernanda Fontana

* Tema: Reincidência do adolescente autor de ato infracional.
Ariadne Martins, Caroline Bossolani, Marissol Mariano e Rafaela Xavier

* Tema: A violação do direito à saúde da pessoa privada de liberdade no âmbito da defensoria pública do Estado de São Paulo-regional de Presidente Prudente.
Ana Flavia, Jessica Ribeiro, Karla Vilela, Raquel Alves e Valéria Brandão

* Tema: Mulheres chefes de família e os impactos  e possibilidades para a geração de renda por meio da economia solidária
Maria Souza, Letícia Gregório, Maria Pastorim, Márcia Menezes e Taiara Costa

* Tema: A necessidade de intervenção as mulheres em situação de rua gestantes e usuárias de drogas em Presidente Prudente.
Aline Ruiz, Amanda Luiza, Andreia Subtil e Denise Lemes

* Tema: Adolescentes em situação de Exploração Sexual em situação de evasão escolar referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Álvares Machado.
Caroline Bentes, Daniele Barbosa, Joselaine Grandizoli, Luara Cristina e Tatiane Amorin

* Tema: Ampliação do período de acompanhamento do egresso após o cumprimento de pena.
Carolina Candido, Gabriela Lima, Jaine Fonseca, Milena Santos e Tatiane Machado

* Tema: Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência em Situação de Acolhimento.
Daiane Delator, Isabela de Melo e Caroline Lima

* Tema: Crianças e adolescentes vitimas de negligencia em situação de evasão escolar.
Maria de Fatima Vieira, Marta Simões, Maria Cortes e Rosangela Ruiz