Toledo Prudente integrará Formação de Docentes do STHEM Brasil

03/05/2016

De 16 a 20 de maio, os professores José Artur Teixeira Gonçalves, Elton Prado e Tiago Grajanin representarão o Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP) da Toledo Prudente Centro Universitário na III Formação de Docentes do Consórcio STHEM Brasil.

O evento acontecerá em Lorena (SP) e possibilitará um contato focado dos participantes na implantação de novas metodologias ativas de aprendizagem nas instituições de ensino que fazem parte do Consórcio STHEM Brasil.

O coordenador do LAP da Toledo Prudente, professor José Artur Teixeira Gonçalves espera que o evento agregue bastante em termos de estudos e aprofundamento dos cases.

“Temos na programação, um embasamento importante sobre avaliações, Design Thinking, interdisciplinaridade e o foco no treinamento e capacitação dos professores para as mudanças institucionais do ensino”, comenta.

Aplicação – Ainda segundo Gonçalves, todo o conteúdo vivenciado no evento, será posteriormente compartilhado com professores da Toledo Prudente, quando haverá no segundo semestre, a aplicação de todo o conteúdo e métodos vistos na formação, em Lorena.

O que é Consórcio STHEM Brasil?
Desafios em diversas áreas do conhecimento incluem nível de preparação dos estudantes quando entram na universidade, retenção e aprendizagem do estudante nas principais habilidades para a economia do conhecimento. No contexto brasileiro, o desafio fundamental é o papel da educação superior e a importância da inovação em relação à qualidade da educação.

Universidades podem responder a esses desafios por meio da melhoria do ensino e da qualidade de aprendizagem.

O Consórcio, que é afiliado com a Universidade de Harvard, contempla um grupo de 35 universidades de diversas localidades, incluindo a Toledo Prudente, que propõe mudanças em seu ensino, que refletirá um movimento para que o ensino seja centrado no aluno, com objetivos futuros.

A Toledo Prudente faz parte deste Consórcio desde a primeira versão, idealizada em abril de 2014 e já colhe diversos resultados, por meio de apresentação de artigos, trabalhos inovadores e percepção qualitativa da comunidade acadêmica.