Ciências Contábeis realiza trabalho inédito

20/05/2016

Diante da complexidade que é o ensino da disciplina de Contabilidade Pública e a necessidade de assimilar os conteúdos práticos e teóricos, a professora Maria Cecília Palácio Soares (foto 1) decidiu trabalhar com metodologias ativas e propôs um trabalho inédito e importância social para o sétimo termo de Ciências Contábeis da Toledo Prudente. As atividades duraram aproximadamente 3 meses.
 
“Divididos em grupos, os alunos tinham a missão de examinar dados do portal da transparência dos 53 municípios da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo de 2012 a 2014 e analisar qualitativamente a eficiência dos gastos da gestão pública por meio de registros contábeis e índices estaduais”, explica a professora. 
 
Ainda de acordo com ela, o período político que vive o Brasil e as metodologias ativas aplicadas no trabalho ajudaram os alunos compreender melhor a disciplina. “Vale ressaltar que o objetivo do trabalho não é fazer comparação entre os municípios e sim demonstrar a importância das informações contábeis no desenvolvimento de políticas públicas”, conta.
 
Antes da apresentação, quatro alunos de Ciências Contábeis da Toledo Prudente concederam entrevista e falaram sobre suas impressões sobre o trabalho. Edgar Sakita, Marisa Oliveira, Fernanda Mora e Juliana Oliveira foram unânimes em dizer que ficaram impressionados com a qualidade do trabalho agora que está finalizado. 
 
“A possibilidade de aplicar na prática a teoria que se aprende na sala de aula ajuda a fixar o conteúdo. Além do mais, a partir de agora, temos condições de entender a complexidade que é a gestão pública”, afirma Edgar.
 

Já Marisa Oliveira conta que a maior dificuldade dos alunos foi ter acesso às informações, já que nem todas as prefeituras possuem o Portal da Transparência. “Tivemos que buscar muitos dados no Tribunal de Contas do Estado, isso atrasou um pouco outras etapas, mesmo assim, foram concluídas”, conta. 
 
Até quem nunca pensou em atuar na Contabilidade Pública agora estuda migra de área. “Foi muito empolgante conhecer mais essa vertente da contabilidade, espero me formar e poder trabalhar com isso”, ressalta Marisa. 
 
“Estamos acostumados a ouvir que o contador é aquele quem faz Declaração de Imposto de Renda, mas esse trabalho comprova o quanto estamos capacitados para trabalhar em outras áreas de tomada de decisão e fiscalização”, conta Juliana. 
 
Para finalizar, Maria Cecília explica que um dos principais objetivos era mostrar para os alunos a competência que eles, enquanto formados pelo curso de Ciências Contábeis, têm de ajudar e fiscalizar as contas públicas. 
 
O trabalho elaborado pelos alunos foi apresentado para os professores do curso e reitores da Toledo Prudente e alguns convidados.
 
Sobre o portal da Transparência – É uma iniciativa da Controladoria-Geral da União, lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar. Desde 2012 todas as prefeituras deveriam ter o Portal da Transparência.